O coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa), Miguel Capobiango, adiou para 08/02, o prazo de entrega das obras na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, em Manaus.
A previsão anterior informada pelo dirigente ao Portal D24AM, no dia 22/01, era que até 30/01, os trabalhos seriam finalizados.
Capobiango explicou que os serviços de colocação das últimas membranas da fachada tinham previsão de conclusão para o dia 29/01. “Estamos finalizando as membranas (72 no total) da fachada e a parte do pódio (entorno) será a próxima etapa. A previsão é que entre 07 e 08/02 acabe tudo”, disse o coordenador da UGP, informando que o relatório de andamento das obras da Arena, da semana passada, colocava em 96,21% a conclusão do estádio para a Copa do Mundo.
A data oficial de inauguração da Arena da Amazônia, segundo Capobiango, vai depender de conciliação com a agenda da presidente Dilma Rousseff, que em contato telefônico com o governador do Estado, Omar Aziz, confirmou a presença no evento.
O clássico Rio-Nal, entre Nacional e Rio Negro, ainda está mantido como jogo inaugural do estádio. A partida dos dois clubes centenários do Amazonas era para ter ocorrido no dia 15/01, antes dos contratempos que adiaram para uma data indefinida a inauguração do novo Vivaldão, que estava prevista inicialmente para 20/12.
No dia 15/12, a Justiça do Trabalho paralisou por cinco dias as obras em altura na Arena da Amazônia. O órgão acatou um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) devido à morte do funcionário Marcleudo de Melo Ferreira, que caiu de uma altura de 35 metros quando trabalhava na cobertura do estádio.
Na Copa do Mundo, a Arena vai receber quatro jogos da primeira fase, de grupos, em junho. Inglaterra x Itália, no dia 14; Camarões x Croácia, no dia 18; Estados Unidos x Portugal, no dia 22, e Honduras x Suíça, no dia 25.