Como parte do processo do programa Fundo Comunidade em Rede, representantes de organizações sociais, membros de comunidades, bem como do poder público, iniciaram um ciclo de formações em oito municípios brasileiros, sendo o produto final dessa iniciativa um projeto elaborado de forma coletiva por diversos parceiros dos territórios selecionados.
O Instituto Arcor Brasil decidiu pelo apoio a projetos nos municípios de Bragança Paulista e Ubatuba. Em Bragança Paulista, onde existe uma fábrica da Arcor do Brasil, foram definidos os bairros de Estiva, Estiva do Agudo e Jardim Iguatemy, como o território de desenvolvimento dos projetos.
Em Ubatuba serão apoiados projetos nos bairros Camburi e Picinguaba, em comunidades caiçaras, com apoio técnico do Projeto Tamar/ICMbio.
No primeiro encontro, realizado nos dias 19 e 21/06, representantes das organizações participantes, fizeram um esboço do mapeamento dos parceiros potenciais em suas comunidades. O mapeamento será concretizado com visitas e entrevistas em seu território dos potenciais parceiros.
A identificação dos parceiros será fundamental para o planejamento de ações visando o desenvolvimento local, o fortalecimento dos laços comunitários e a defesa e implementação de direitos.
Novas formações já estão previstas, para os dias 05 e 06/08, em Bragança Paulista, e dias 07 e 08/08, em Ubatuba. Nestes encontros, será construído o diagnóstico participativo da comunidade onde serão realizadas as ações, com a indicação de alguns desafios que tentarão ser superados com o projeto de desenvolvimento local.