O projeto “Brincando com os sons” está abrindo as portas para novos mundos, para crianças e adolescentes de Peixinhos, um dos bairros mais populosos e com grandes desafios sociais de Olinda (PE), Patrimônio Cultural da Humanidade. Este é um dos três projetos desenvolvidos em Pernambuco, como parte do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação.
O Programa pela Educação Integral visa a formação de redes locais de ensino e aprendizagem, constituídas por escolas públicas, organizações sociais, Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e outros ativos comunitários. O propósito dessas redes é oferecer educação integral para crianças e adolescentes de territórios considerados de vulnerabilidade social.
Educação integral significando o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, o que apenas é possível com uma perspectiva intersetorial, com vários parceiros atuando em rede. O Programa pela Educação Integral é uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae.
Peixinhos é um bairro de enorme capital social e riqueza cultural em Olinda, com tradição em especial na música, foco do Projeto “Brincando com os sons”. O projeto resulta da parceria entre a Associação Nossa Voz em Ação, Conselho Tutelar de Olinda – Região I, Cras III/Paif e Escola Monsenhor Arruda da Câmara.
O projeto oferece várias atividades culturais, artísticas e esportivas para as crianças da comunidade de Peixinhos, no contraturno escolar, na própria escola e espaços da Associação Nossa Voz em Ação, entre outros locais. Destaque para a orquestra de flautas e violino e a oficina de balé, ambas sob a coordenação de profissionais renomadas em suas áreas.
Os outros dois projetos do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral em curso na Região Metropolitana de Recife são “Construindo Saberes e Direitos”, em Recife, e “Solidariedarte: Educação, arte e cultura, transformando a comunidade”, em Igarassu. Outros quatro projetos são apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação, no âmbito do Segundo Ciclo do Programa pela Educação Integral, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Fotos: Adriano Rosa/Fundo Juntos pela Educação.