Para apresentar o projeto UNO Internacional aos novos professores, coordenadores e diretores de escolas de todo o Brasil, a Arandas Marketing Boutique realizou o “Estação REDEi – Atitude Transformadora”, um megaevento no complexo Costa do Sauípe, na Bahia, reunindo 2.200 profissionais de educação de todo o País na última semana de janeiro.
O evento teve formato inovador e buscou quebrar paradigmas de eventos “tradicionais” da área. Por meio de seminários interativos e instalações conceituais, os educadores foram convidados a refletir como é a escola dos seus sonhos e as atitudes transformadoras indispensáveis para que as suas instituições de ensino sejam, na prática, escolas antenadas às necessidades do Século XXI.
As plenárias apresentaram temas gerais de interesse dos participantes, com destaque para os projetos especiais do UNO: “Eu tenho atitude sustentável” e “África, celebração de sua cultura”, os dois com conteúdos para alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio. Na plenária de sustentabilidade um performático interagia com a projeção em telões gigantes.
Destaque para a instalação “A cegueira e o medo”, um corredor sensorial em que os participantes foram convidados a experimentar sons, texturas e cheiros, no escuro total e, depois, a mesma experiência na claridade extrema, mostrando que tanto o escuro total quanto a claridade extrema podem “cegar” e causar medo.
Na saída, coaches pedagógicos do UNO Internacional fomentaram uma interessante discussão sobre os medos e as barreiras que os professores precisam vencem para fazer a transformação na escola.
Um outro ponto forte do evento foi o “Cupcakeboss”, uma oficina em que um chef australiano ensinava os participantes a fazerem os bolinhos da moda com aulas totalmente em inglês. O workshop era um reforço de mensagem para o programa bilíngue oferecido pelo UNO Internacional.
Na atividade “Cena na tenda”, cercada pelo visual paradisíaco do litoral baiano, educadores se juntaram a especialistas e consultores do UNO Internacional para debater temas relevantes do universo escola contemporâneo em um cenário inusitado.
Na roda, troca de experiências e relatos de escolas fortaleceram o objetivo do evento de formar uma grande rede entre as escolas parceiras.
O evento Estação REDEi é o primeiro encontro das novas escolas conveniadas do UNO Internacional e acontece sempre em janeiro. As edições de 2013 e 2014 foram realizadas em Brasília (DF).
Esse ano a REDEi, em busca de inovação, contratou a agência Arandas para mudar totalmente o formato do evento e realizá-lo em um novo local.