A Apple vai retornar US $ 32,5 milhões (cerca de R$ 76,7 milhões) para seus usuários que tiveram compras de aplicativos feitas por crianças em aparelhos da marca, sem o conhecimento dos pais.
A Câmara Federal de Comércio dos Estados Unidos, após receber reclamações de pais que não autorizaram as compras, fez um acordo com a Apple para a devolução do dinheiro aos consumidores que se sentiram lesados.
A marca, como parte do acordo, ainda deverá mudar suas práticas de faturamento, tornando-as mais claras sobre quando uma compra acontece no decorrer de um jogo ou quando um aplicativo é adquirido.
Em uma das queixas, um pai afirmou que a filha tinha gasto US $ 2.600 no jogo ‘Tap Pet Hotel’. Muitos dos pais não tinham conhecimento de que ao digitar a senha na App Store era possível, por 15 minutos, realizar compras sem que fosse necessária outra autorização.
A empresa tem até o dia 31/03, para desenvolver um sistema que garanta o consentimento dos consumidores antes de concluir as compras na App Store.