Experiência de Marca

Apple recorre da decisão do Inpi

De acordo com a Apple, a Gradiente não fez uso da marca em cinco anos, e ela tem 60 dias para provar que usou o nome, caso contrário perderá o registro.

O Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) publicou no dia 13/02, na Revista da Propriedade Intelectual a decisão já anunciada de que a Gradiente é a dona do uso exclusivo do nome iPhone para aparelhos celulares no Brasil. A novela, no entanto, está longe de acabar.

O Inpi disse que a Apple já recorreu da decisão no próprio Instituto pedindo a anulação do registro da Gradiente sob o argumento de “caducidade. De acordo com a Apple, a Gradiente não fez uso da marca em cinco anos. A Gradiente tem 60 dias para provar que usou o nome, caso contrário perderá o registro.

A Gradiente solicitou o registro da marca “g grandiente iphone” em 2000, sete anos antes do lançamento do iPhone da Apple. O registro foi concedido em janeiro de 2008, e o prazo para o uso da marca venceria no mês passado –mas, em dezembro, a Gradiente anunciou o lançamento do seu iphone e garantiu a exclusividade do nome no Brasil.