A Apple estreou o iBeacon, aplicativo que dá informações e dicas sobre seus produtos para os clientes que estiverem dentro das 254 lojas da empresa nos Estados Unidos. Para utilizá-lo, o consumidor precisa baixar a plataforma na Apple Store e permitir o rastreamento indoor.
O sistema envia para o smartphone informações e comparativos dos produtos à medida que o cliente se aproxima deles no interior do estabelecimento. O iBeacon funciona via Bluetooth e consegue determinar a localização exata de uma pessoa dentro de ambientes fechados. “Um novo nível de microlocalização”, diz a Apple.
A companhia pretende estender o uso do serviço a museus e parques com o objetivo de informar detalhadamente sobre obras de arte e guiar trilhas. “Como em toda nova tecnologia, você não sabe como ela será útil até que comece a ser usada”, disse o analista em tecnologia Rob Enderle, em entrevista à Associated Press.
Antes de ser lançado, o iBeacon foi testado com sucesso na rede de departamentos Macy’s. No ano que vem, a liga americana de beisebol estuda usar a plataforma para customizar a experiência do torcedor dentro dos estádios.