A Associação Paulista dos Supermercados (Apas) começou por Campinas (SP) o lançamento da Feira Apas 2013. O 29° Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, que acontece entre os dias 06 e 09/05, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.
Esta edição tem como tema “Capitalismo Consciente – Prosperar construindo relações de valor” com o objetivo de promover a integração entre supermercados, consumidores, indústria fornecedora e poder público, além de criar um valor estratégico e competitivo e garantir o sucesso dos negócios, com benefício para todos.
O presidente da Apas, João Gallassi, disse que hoje existe um movimento muito grande que se discute capitalismo consciente. “Isso consiste num processo de ter um propósito, ou seja, o setor, as empresas, todos nós, participarmos de um processo, onde você busca diariamente, além do lucro, além da receita de todos nós, mas também construir um propósito maior que seria o papel que cada empresa pode fazer para que nós possamos ter um mundo melhor. É esse o envolvimento maior da proposta do capitalismo consciente”, diz.
O Capitalismo Consciente é uma nova abordagem dos negócios que as melhores empresas do mundo estão adotando. Estas empresas são guiadas por um conjunto de valores que promove a prosperidade e a interligação de toda a cadeia de valor para atingir metas mais amplas de maneira justa e equilibrada.
Em algumas das empresas mais bem sucedidas e amadas, a cultura consciente parece ser palpável, pois é baseada em confiança, integridade e transparência; Liderança consciente, que destaca o papel do líder consciente de servir o propósito da organização para buscar o que há de melhor dentro de seus colaboradores, promovendo transformações positivas e agregando valor para consumidores e investidores e finalmente.
Orientação para todos os envolvidos no negócio na qual as empresas conscientes maximizam retornos para todos os envolvidos no seu negócio envolvendo colaboradores, consumidores, comunidade, governo e investidores, e entendem que tendo todos os envolvidos e engajados formam uma empresa forte, saudável e sustentável.
O presidente da Apas, João Galassi, disse são esperados 70 mil visitantes entre empresários do setor de supermercados e executivos do varejo de todo o País e do exterior durante os quatro dias da feira. A perspectiva é de que sejam gerados R$ 5,5 bilhões em negócios, com 550 expositores nacionais e internacionais em uma área total de 68 mil m² de área de exposição. “Este ano teremos uma novidade com 200 compradores internacionais. Mais de 53 países com a América Latina participando ativamente.
Teremos um lançamento lá com Peru, Chile e Argentina, ou seja, uma série de países participando efetivamente da feira. Virou um polo da América Latina de negócios no setor de varejo, no setor de supermercados”, destaca. Paralelamente à feira Apas 2013 acontecerá o Congresso de Gestão em Supermercados com mais de 80 palestras de renomados especialistas brasileiros e internacionais.
A Apas regional Campinas tem 185 empresas associadas totalizando 405 lojas em 91 cidades. Em 2012 a região de Campinas foi responsável por 14,5% do faturamento do setor supermercadista no Estado de São Paulo, o que equivale a cerca de R$ 9,4 bilhões. Esse valor representa 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.
Só na cidade de Campinas (SP), o setor de supermercados faturou em 2012, R$ 2,4 bilhões, o que equivale a 25,5% da região e 3,7% do faturamento de todo o Estado de São Paulo. O setor emprega diretamente na região de Campinas 45,3 mil colaboradores e indiretamente aproximadamente 150 mil pessoas.