*Por Ariane Feijó
O Anuário Brasileiro de Marketing Promocional não é apenas um livro que registra informações do mercado, editado pelo pioneiro da cobertura jornalística do mercado promo do Brasil. Ele é uma ferramenta de relações públicas deste mercado no Exterior. E olha que de RP eu entendo.
Primeiro, ele ilumina um nicho composto por empresas pequenas e médias que, de outra forma, talvez nunca se destacassem aqui fora. Segundo, ele coloca nas mãos de executivos do mercado mundial marcas, nomes, pessoas e contatos de profissionais brasileiros, apresentados de forma coerente e concisa.
É um esforço e um investimento conjunto, de profissionais e empresas, para marcar o seu espaço numa das indústrias mais competitivas e crescentes do mundo. E o mundo está assistindo.
E embora o Anuário esteja mudando a forma como somos recebidos, apresentados e até mesmo o nível de contatos que o marketing promocional possui em Cannes, apenas figurar nas suas páginas não é o suficiente: é preciso marcar presença no livro e também no Palais. E isso não é retórica.
Cada vez que uma agência inscreve e ganha em Cannes, os seus profissionais entram no mapa dos Leões. Com Leões, aumenta a visibilidade no mercado e aumenta a visibilidade no Palais. E ter visibilidade no Palais, significa aumentar as possibilidades de se tornar jurado.
Ter jurados de agências especializadas em Cannes, na categoria P&A, é um sonho que o Promoview vai ver se realizar. Mas, para isso, é preciso que as agências inscrevam e estejam fisicamente aqui conosco.
O Festival garante não haver relação entre jurados e Leões para as suas agências. Eles inclusive saem da sala na hora que os seus cases são julgados. Mas, certamente, há um trabalho de influência para destacar esta ou aquela característica dos trabalhos, de troca de experiências entre os jurados, de explicação de aspectos culturais. E para ser influente, é preciso estar presente.
Esta é a nossa política aqui em Cannes: se duvidamos das regras, questionamos. Se desconfiamos do jurado, vamos conversar olho no olho. O que não se pode é ficar de fora deste mapa.
O Anuário é uma ferramenta para cada agência ali presente e para o mercado como um todo, uma ferramenta que está abrindo e reforçando a reputação do mercado brasileiro de P&A. Agora, cabe as agências aproveitar essa passarela para circular.
Assista a entrevista com Philip Thomas, CEO do Festival, e descubra detalhes inéditos da categoria de P&A: