Dia 22/03 todos os representantes brasileiros do júri de Cannes 2012 encontrarão pela primeira vez com a imprensa no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. A expectativa com relação ao que vem por aí este ano é grande e o Promoview já está acompanhando todos os detalhes da preparação dos jurados de Promo & Activation.
Ontem à tarde Anselmo Ramos, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil e nosso representante no júri da categoria, respondeu à Ariane Feijó, que, pelo terceiro ano, vai cobrir Promo & Activation pelo Promoview em Cannes, as primeiras perguntas sobre como pretende encarar pela primeira vez os leões metálicos, defendendo ideias e abordagens promocionais entre as melhores do mundo.
Promoview – Como você encara o desafio de defender o marketing promocional brasileiro em Cannes?
Anselmo Ramos – Antes de tudo é um grande desafio e uma honra representar o meu País no maior festival de criatividade do mundo. É a primeira vez que sou jurado em Cannes e estou muito animado, principalmente porque temos percebido, nos últimos anos, o crescimento do interesse dos clientes em ações de marketing promocional dentro da própria Ogilvy. Conquistamos Leões nesta categoria, que considero, hoje, uma das mais importantes do festival.
Promoview – Qual a sua expectativa quanto à performance do Brasil na categoria, considera que pode ter havido um amadurecimento do mercado de 2011 para cá?
Anselmo Ramos – Se depender do trabalho que fizemos aqui na Ogilvy Brasil e de ótimos cases que acompanhamos no mercado por outras agências, tenho a certeza que sim. O número crescente de Leões conquistados pelo Brasil em Promo & Activation já mostra que muita coisa mudou e que estamos sim amadurecendo. Espero que tenhamos uma excelente performance este ano e que o Brasil traga mais e mais estatuetas.
Promoview – Das campanhas que acompanhou durante este ano em promo e ativação em termos globais, acha que podemos ter boas surpresas?
Anselmo Ramos – Cannes é um festival que sempre reserva surpresas e este ano não será diferente. Acho que essa é a graça do festival. Posso dizer que estou bastante ansioso pra ver todos os trabalhos.
Promoview – De que forma a ampliação do uso de estratégias de promo e ativação faz a diferença nas campanhas de comunicação atualmente?
Anselmo Ramos – Acho que essa ampliação representa uma forma diferente de fazer comunicação e só traz bons resultados tanto para a agência quanto para o cliente. Tudo isso também é reflexo da evolução do comportamento do consumidor. Ele mudou e a publicidade precisa acompanhar.
Promoview – Na sua opinião, o mercado de Promo e Ativação no BR já consegue associar plenamente ações promocionais online e offline? O que falta para atingir maturidade neste sentido?
Anselmo Ramos – Posso falar por experiência própria, já que nos últimos dois anos a Ogilvy Brasil conquistou 5 Leões nesta categoria, um excelente resultado. É claro que ainda temos muito a melhorar, não só enquanto agência, mas o mercado como um todo, e sinto que estamos no caminho certo, pensando a comunicação de forma diferente e muito mais abrangente. Nesses dois anos, uma das campanhas mais premiadas da Ogilvy Brasil – Bar Tab em 2010 e depois a continuação, Drunk Valet, em 2011 – é uma ação que começa no ponto-de-venda e termina na internet, ou seja, uma integração dos meios que trouxe execelentes resultados. O Grand Prix de 2011, o case do chocolate Rom, foi mais uma prova da importância da integração e de que não existe mais volta neste caminho.