Experiência de Marca

Anatel estabelece novas medidas para promoção via celular

Portadores de celular receberão uma mensagem, pedindo para optarem ou não pelo recebimento de publicidade das operadora.

Os portadores de telefone celular podem, agora, optar por não receber mais as mensagens de texto com publicidade de suas próprias operadoras.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou novas medidas para a publicidade via telefones móveis. As operadoras frequentemente encaminham mensagens de textos para sua base de clientes informando sobre promoções, bônus e outros serviços.

Entre os dias 20/07 e 20/09, todos os proprietários de telefone celular receberão uma mensagem de texto com o seguinte aviso: “Por determinação da Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta Prestadora, envie SMS gratuito com a palavra SAIR para XXXXX”.

A partir de então, as operadoras só poderão enviar mensagens de SMS com teor publicitário para os assinantes que não se recusaram a recebê-las.

Com esta medida, a Anatel procura atualizar a base de usuários que concordam em receber informes e mensagens das operadoras, ao mesmo tempo em que oferece aos usuários o direito de escolha de receber ou não as mensagens publicitárias.

Junto com essa pesquisa, a Anatel também estabeleceu que as operadoras deverão, no momento do contrato inicial com os assinantes, questioná-los sobre o envio das mensagens publicitárias.