Experiência de Marca

Ampro coloca em ação o canal "Fala Mais"

Experiências com práticas predatórias ou sustentáveis do mercado de live marketing agora podem ser trocadas de forma sigilosa entre os <em>players</em> do setor.

Experiências com práticas predatórias ou sustentáveis do mercado de live marketing agora podem ser trocadas de forma sigilosa entre os players do setor.

A Ampro – Associação de Marketing Promocional acaba de abrir o canal “Fala Mais”, um espaço que pode ser acessado pelo portal da instituição para contribuir com o desenvolvimento do mercado e ajudar a coibir práticas consideradas antiéticas, como as concorrências em que são convidadas mais de quatro agências ou os atrasos nos pagamentos pelos serviços prestados.

“Este é um  canal que foi criado a partir de reuniões com clientes e por sugestão a uma solicitação da Unilever, uma das maiores empresas tomadoras dos serviços de live marketing do País, com o objetivo de mostrar ao mercado o respeito e a preocupação com o desenvolvimento das relações éticas”, revela o presidente da Ampro, Kito Mansano.

“Trata-se de uma iniciativa que permite a troca de informações entre agências, clientes e fornecedores com sigilo absoluto. O objetivo é buscarmos o amadurecimento do setor em diversos aspectos por meio de novas ações coordenadas pela Ampro, com base nas informações fornecidas pelo próprio mercado”, afirma.

O canal também permitirá a valorização de boas práticas, como os relacionamentos de longo prazo entre agências e clientes. “Em um universo onde o dia a dia das agências é pautado pelos resultados job a job, qualquer experiência de mais longo prazo é interessante ser compartilhada, para que possamos buscar cada vez mais este modelo de relacionamento”, comenta Mansano.

O Fala Mais é uma extensão do conceito 4 or Pay, criado no início de 2012 pela Ampro para inibir os modelos de concorrências consideradas predatórias, com orientação para que os clientes convidem até quatro participantes para a disputa ou remunerem a participação do grupo, em caso de um número maior de concorrentes.

A iniciativa abriu espaço para que, de forma sigilosa, as agências denunciassem concorrências fora dos padrões estabelecidos, permitindo o contato da Ampro com os respectivos anunciantes.

Foram enviadas cartas de recomendação para mais de 200 empresas contratantes de serviços de live marketing e a Ampro conquistou os primeiros feedbacks positivos. “O 4 or Pay pegou  de surpresa os clientes, gerando uma onda de questionamentos. O objetivo de colocar o assunto em pauta foi alcançado”, lembra Kito Mansano.

O novo canal Fala Mais pode ser acessado pelo portal da Ampro por profissionais e empresas interessadas, mesmo não associadas à Entidade.