São Paulo - Como parte do lançamento do AMPLIFIKA Creators, nova fase do programa AMPLIFIKA que amplia seu foco para além da música e passa a impulsionar vozes pretas no universo dos podcasts, o Spotify, em parceria com a Feira Preta, inaugura no dia 4 de agosto um estúdio de podcast em vídeo na Embaixada Preta, em São Paulo.
O espaço está com agendamentos gratuitos já abertos e foi idealizado para apoiar criadores pretos que desejam tirar seus projetos do papel com qualidade profissional. Equipado com aparelhos profissionais, o estúdio também oferece acesso a mentoria especializada e visibilidade dentro da própria plataforma.
“O vídeo é, hoje, uma das principais portas de entrada para a descoberta de podcasts no Brasil — e o Spotify quer garantir que os criadores pretos também ocupem mais esse espaço com qualidade técnica e visibilidade. O AMPLIFIKA Creators é uma resposta concreta a isso, oferecendo estrutura profissional e apoio contínuo para transformar boas ideias em impacto real”, afirma Camila Justo, Head de Podcast do Spotify no Brasil.
AMPLIFIKA Creators
Lançado em 2021, o AMPLIFIKA foi criado pelo Spotify para dar visibilidade a artistas pretos em ascensão no Brasil, por meio de workshops, ações formativas e acesso a ferramentas da indústria. Em 2022, o programa ganhou as ruas com o DIA AMPLIFIKA, passando por cidades como Salvador, Belo Horizonte e Rio.
Agora, com o AMPLIFIKA Creators, o programa expande seu impacto além da música e reafirma o compromisso do Spotify em apoiar criadores pretos no Brasil. A iniciativa oferece acesso gratuito ao estúdio de podcast em vídeo na Embaixada Preta em São Paulo, resultado da parceria do Spotify com a Feira Preta, onde os participantes poderão gravar seus conteúdos com estrutura profissional.
Eles também vão contar com mentoria de creators já reconhecidos em seus segmentos, e participar de uma rede de apoio contínuo. Além disso, terão acesso a uma newsletter personalizada com boas práticas de produção, estratégias de crescimento e oportunidades de destaque na plataforma.
“Não é só sobre gravar, é sobre pertencer. O estúdio do Spotify na Embaixada Preta é um território de criatividade, expressão, memória e construção de futuro. Aqui, a tecnologia encontra o afeto coletivo, e o resultado são histórias que importam sendo contadas por quem vive e transforma o agora”, destaca Adriana Barbosa, idealizadora e CEO do Instituto Feira Preta..
O AMPLIFIKA Creators reforça a estratégia do Spotify de amplificar vozes sub-representadas, somando-se a iniciativas como EQUAL, Glow e Sound Up — este último responsável por lançar em podcast talentos de comunidades marginalizadas no Brasil e no mundo. A ação também se conecta ao projeto Seu Espaço, e reflete a visão global da plataforma de reverberar ideias de todos os cantos e garantir que novas vozes tenham ferramentas para crescer — não apenas para serem ouvidas.
Os agendamentos do estúdio já podem ser realizados diretamente pelo site oficial. Para garantir uma experiência de gravação mais fluida e completa, a equipe recomenda que cada pessoa leve seu próprio computador e cartão de memória.