O que você poderia esperar de um presidente que teve a campanha alavancada pelas redes sociais? A resposta é… promo! O governo americano está realizando esforços nesta semana para colocar o maior número de pessoas no evento em que Barak Obama vai discursar domingo (20/03), no Rio de Janeiro.
Na página da embaixada na internet, os internautas são estimulados a deixar mensagens de boas-vindas para Obama. As melhores mensagens serão premiadas com camisetas, canetas, livros do presidente, iPhones e iPads.
E na mídia tradicional não é diferente. “Barack Obama domingo que vem no Brasil, falando para a galera no Rio de Janeiro”. Foi nesse tom informal que o apresentador Fausto Silva anunciou no último fim de semana a visita do presidente americano ao Brasil.
O anúncio no programa do Faustão faz parte da ofensiva de relações públicas de Washington para turbinar a visita do presidente ao Brasil e atrair uma multidão para o discurso que o americano fará no Rio de Janeiro no domingo.
“Barack Obama vai fazer um discurso direto para o povo brasileiro, com telões para a galera acompanhar. A equipe de jornalismo da Globo vai divulgar nesta semana o horário e o local”, disse ele.
A Casa Branca escolheu programas populares de TV como o “Domingão do Faustão” e o “Fantástico”, na Globo, e o “Domingo Espetacular”, na Record, para promover a visita do presidente.
Obama chega a Brasília na sexta-feira (18/03) à noite e segue para o Rio de Janeiro na noite de sábado.
Obama pretende que a visita ao Rio seja de contato intenso com o povo brasileiro. Washington quer garantir que haja quorum de milhares de pessoas para o discurso no domingo, apesar da concorrência da praia carioca e de um jogo de futebol clássico, Vasco x Botafogo, no Engenhão (Zona Norte).
O fato de o discurso ser em inglês é outra preocupação. Entre os locais cogitados estão o Teatro Municipal, a Praia de Copacabana e o Forte de Copacabana.
A operação de comunicação foi orquestrada pela embaixada, pelos consulados e por funcionários do governo americano que vieram especialmente para isso.
Todos os dias, até a chegada de Obama, serão divulgadas novas informações por TV, rádio, jornais e blogs. Os EUA estão investindo também nas mídias sociais.
A embaixada americana lançou a campanha “Obama no Brasil”, que busca voluntários para apoiar a divulgação viral da visita via Twitter e demais redes sociais.