Experiência de Marca

Amazonastur cria programas promocionais para a Copa

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas vai promover o Estado, em especial Manaus e o Festival Folclórico de Parintins, nas Capitais dos oitos países que vão jogar na Capital amazonense durante a primeira fase da Copa do Mundo de 14.

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) vai promover o Estado, em especial Manaus e o Festival Folclórico de Parintins, nas Capitais dos oitos países que vão jogar na Capital amazonense durante a primeira fase da Copa do Mundo Fifa de Futebol de 2014.

Além dessas Capitais, o trabalho promocional vai percorrer também as 11 cidades-sedes da Copa do Mundo.

O investimento total nas ações de promoção turística totaliza R$ 10 milhões, com recursos do Governo do Amazonas e Embratur. Segundo estimativa da Amazonastur, o fluxo turístico para a Copa do Mundo deve crescer em torno de 15%, com a vinda de cerca de 80 mil visitantes nos quatro dias de jogos.

Oreni Braga divulga novos planos do Amazonastur (Foto: Roberto Carlos).

A primeira ação de marketing promocional da Amazonastur é a promoção do voo Lisboa/Manaus e do Destino Amazonas enquanto Estado anfitrião da Copa de 14 durante a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), que ocorrerá entre os dias 22 e 26/01.

Além da Fitur 2014, a ação promocional do voo e do Destino Amazonas vai percorrer a Alemanha, Itália, Inglaterra, França e Portugal. “Ainda no âmbito internacional, iremos realizar workshops e road shows nos oito países que irão jogar em Manaus durante a primeira fase da Copa”, declara Oreni.

“Nessas ações iremos realizar capacitação com os jornalistas e operadores sobre o destino Amazonas, além de oferecer degustação da gastronomia e cultura amazonense, com shows folclóricos de Caprichoso e Garantido”, frisou a presidente da Amazonastur, Oreni Braga.

No Exterior, a campanha promocional inclui a envelopagem de ônibus, promoção do destino Amazonas entre jornalistas e operadores de turismo, trazendo os estrangeiros para conhecer os pontos turísticos do Estado.

Ainda na programação para a Copa do Mundo Fifa de Futebol 2014 estão previstos campanhas internacionais nas revistas de bordo das principais companhias áreas do mundo. A partir de janeiro, outra ação é o reordenamento do setor hoteleiro, com fiscalização na rede de hotéis urbana, de selva e nos barcos que serão transformados em hotéis.

Na área de infraestrutura, os investimentos em Manaus incluem a entrega da obra do Centro de Convenções do Amazonas, que vai receber o centro de imprensa da Fifa, a reestruturação dos centros de atendimento ao turista no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e Porto de Manaus, e a criação de cinco unidades de atendimento volante nos pontos turísticos da cidade, como a Ponta Negra, além da sinalização turística nos padrões internacionais.

Outra ação que a Amazonastur vai realizar logo no início de 2014 é a qualificação de 210 jovens que vão atuar no Programa Voluntários do Turismo. O objetivo desse projeto visa preparar os jovens para que eles possam atender aos turistas nos hotéis e nos principais pontos turísticos de Manaus durante a Copa de 14.

Uma novidade da campanha promocional é o marketing viral que vai ser realizado em Manaus, com um grupo de cantores visitando locais de grande concentração de público, como restaurantes e praças públicas, surpreendendo a população com canções do repertório amazônico. A ideia é incentivar a valorização cultural pelos amazonenses e estimular maior receptividade turística.