Nem apenas de Super Bowl é feito o mundo dos grandes patrocínios a eventos esportivos em fevereiro. Às vésperas da noite mais midiática de 2014, no dia 01/02, com menos ruído, mas muito mais adrenalina, acontece na Finlândia o início de um campeonato absolutamente eletrizante: o Ice Cross Downhill World Championship.
Parte da programação de campeonatos de inverno do Red Bull Crashed Ice, o Ice Cross Downhill coloca lado a lado patinadores competindo pela melhor posição num dos pontos mais frios do planeta nesta época do ano. Esta será a 14ª temporada da competição e será realizada em Helsinki.
O suíço Derek Wedge venceu a modalidade no ano passado, passando à frente do veterano canadense e vencedor de 2012, Kyle Croxall, e do estreante norte-americano Cameron Naasz. Atletas de toda a Europa que sonham se tornar o próximo Wedge ou Naasz participam das competições de qualificação.
Os atletas têm treinado durante todo o ano para a modalidade downhill de alta velocidade. Eles chegam a atingir 60 Km/h nas desafiadoras pistas de gelo ao longo dos seus 480 metros de comprimento. O circuito é repleto de emoções fortes: saltos de até 40 metros, solavancos e curvas fechadas.
A edição deste ano vai homenagear os finlandeses voadores que fizeram uma marca indelével no esporte desde que foi criado, em 2001. A Finlândia também é o lar de alguns dos melhores pilotos de downhill de gelo do mundo, como Miikka Jouhkimainen, Paavo Klintrup e o recém- aposentado Arttu Pihlainen.
O esporte é muito popular em um país que adora velocidade e atletas que extrapolam os seus próprios limites no gelo.