Até o dia 11/11, o Palladium Shopping Center, de Ponta Grossa, recebe uma exposição especial, a “Salvando Risos”.
A mostra contempla 54 fotos, divididas em oito sessões, na Mini Praça de Eventos – Piso Superior, em frente a Livrarias Curitiba, que apresentam o trabalho desenvolvido pelos 55 voluntários da ONG ‘Doutores Palhaços SOS Alegria”, que atuam para levar mais alegria e calor a crianças e adultos nos hospitais públicos e privados de Ponta Grossa.
A ONG foi criada em 1991, como “Doutores da Alegria”, organização de cunho social pioneira em levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais, e profissionais de saúde, tudo por meio da arte do palhaço, em caráter profissional e contínuo.
Desde então, e ao longo de cada ano, as intervenções besteirológicas – como são chamadas pelos participantes – são realizadas em diversos hospitais em todo o Brasil.
A maioria das fotos foi captada pelos fotógrafos Fernanda Ribeiro e Marcelo Pereira Leite. De acordo com o pediatra Rodrigo de Souza Netto, que preside a ONG, o objetivo da exposição é dar visibilidade a um trabalho que vem sendo desenvolvido com extrema dedicação – e extremas dificuldades: “fazer com que as pessoas conheçam nosso trabalho é o primeiro passo para que as nossas ações sejam reconhecidas e recebam o suporte necessário” explica.
Bruno Madalozo, um dos criadores da ONG e coordenador das ações nos hospitais – e também a versão civil do “Doutor Esparadrapo”, explica que esta é uma oportunidade especial, “Normalmente, os Doutores Palhaços estão dentro dos hospitais, atuando com quem mais precisa de sorrisos. Desta vez, durante um curto período, estaremos todos à disposição do público, interagindo e distribuindo sorrisos e alegria para quem se aproximar”.
A coordenadora Micheli Vaz Madalozo Santos, cofundadora dos “Doutores Palhaços” e versão sem-maquiagem da “Doutora Tibúrcia” reforça essa ideia “sorrir é sempre o melhor remédio. Venha sorrir com a gente, e ajude todos que estão nos hospitais a sorrir de novo”.
O trabalho da ONG “Doutores Palhaços SOS Alegria” está em exibição no mall, gratuitamente, todos os dias, das 10h às 22h.