Que os jovens são antenados e dinâmicos, todo mundo sabe. Mas o que passa pela cabeça de quem tem entre 15 e 25 anos? Para responder a essa pergunta, grandes empresas têm recorrido a agências de marketing universitário, capazes de criar estratégias de divulgação de produtos e serviços exclusivamente para esta faixa etária. O resultado são campanhas publicitárias que falam a linguagem dos adolescentes, maximizando o seu potencial de consumo, mostra reportagem de Paula Dias, publicada na edição de domingo (22/08), do Globo.
Pioneira no segmento, a paulista Namosca aposta em ações específicas para o público universitário desde 2003. Com clientes como Adidas, AmBev, Unibanco e Sadia no currículo, a agência investe em estratégias virais de marketing, em que o próprio consumidor é usado como meio de propagação das mensagens da empresa.
“Primeiro observamos pessoas que produzem conteúdo relevante, principalmente na internet, para identificar se seus valores, hábitos e atitudes são compatíveis com as marcas que podem representar. A partir daí, selecionamos pessoalmente e desenvolvemos uma engrenagem de envolvimento dos jovens com elas, por meio de compartilhamento de experiências, estratégias e processos de cocriação,” explica o administrador Alfredo Motta, de 39 anos de idade, sócio da Namosca, que apresenta, atualmente, uma taxa de crescimento de 50% ao ano.
Especializada em soluções de marketing para o mercado jovem, a Mundo Universitário, também de São Paulo, atua há seis anos como uma “ponte” entre empresas e estudantes, por meio de parcerias junto a reitorias de universidades, coordenações de cursos e entidades acadêmicas.
“Criamos ações promocionais dentro e fora dos campi com equipes capacitadas para conversar com os jovens. Também investimos em patrocínio de festas e eventos esportivos, além de organização de semanas acadêmicas e concursos culturais,” explica o administrador Caio Romano, de 31 anos de idade, fundador da empresa.
Já a República – ligada ao Núcleo de Empreendedorismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – atende ao mercado carioca conectando as marcas com o público universitário por meio da identificação de lideranças nas instituições de ensino e mapeamento de grupos e tendências.
“Além de buscarem interação, benefícios e conteúdo, os jovens têm voz ativa, potencializada pela explosão das mídias sociais. Que marca não vai olhar para esse público?”, questiona Vinícius Oberg, de apenas 23 anos de idade, um dos sócios da agência, criada em 2009.