A Havas Worldwide de Düsseldorf, Alemanha, resolveu fazer os alemães sentirem na pele a sensação de frio vivida por um sem-teto.
Criada para a revista Fifty Fifty, a ação de marketing promocional baixou o ar condicionado de alguns cinemas da cidade para 8ºC. O objetivo era conscientizar a população do frio que os moradores de rua sentem e angariar doações.
Ao som de Creep, sucesso do Radiohead que no vídeo case é interpretado pelo ex-morador de rua Daniel Mustard, o filme da ação, exibido nos cinemas em que a temperatura foi baixada, mostrava qual era a reação dos sem-teto ao saberem no que consistia a iniciativa. Para a maioria, 8ºC era muito pouco para ilustrar o sofrimento deles. “8º não é nada”, diz um deles.
Todos os espectadores do cinema recebiam um cobertor logo que entravam nas salas. Além de oferecer proteção contra os 8º, um dos objetivos da agência era angariar doações por meio dos próprios cobertores. Cada um deles tinha um QR-Code que ajudava os interessados a completarem suas doações.
Confira: