O mercado de marketing promocional continua revelando estruturas e profissionais compromissados com a atividade no país, que já apresenta porte de “indústria”.
Agências que completam uma década de investimento e preparação passam a vislumbrar um cenário positivo e favorável, com grandes possibilidades de crescimento e consequente retorno para tanto tempo de espera por uma demanda vigorosa, que dá sinais cada vez mais fortes de que vem por aí.
Um exemplo disso é a Átomo, agência paulista que chega aos 10 anos a participa ativamente deste crescimento.
“Poderíamos dizer que é o cenário perfeito para o ano que comemoramos o 10º aniversário, principalmente pelo fato da agência se apoiar em uma plataforma contraria a maioria das agências promocionais do mercado” revela Odilon Machado, fundador da agência. “Quando eu era executivo de marketing, queria agências que fossem ágeis, criativas e que estivessem 24 horas focadas no meu negócio. Em 2002, para não desistir desses princípios, criei a Átomo Comunicação, uma agência multiferramental.
A época a forma era pouco usual para nascimento de uma agência de comunicação. Percebi que grandes marcas buscavam um foco maior no consumidor através das ações de marketing integrado. Acreditava que tinha espaço para este olhar e nascemos com esses princípios e princípios são imutáveis”, completa.
Até hoje Odilon aproveita a experiência em empresas do porte de Itautec Philco e Moulinex para comandar a sua equipe desde a sede de dois mil metros quadrados localizada nas imediações da Praça Panamericana em São Paulo onde recebeu a reportagem do Promoview e mostrou o potencial da sua carteira de clientes.
“Temos prazer de trabalhar com marcas por 3, 4, 5 anos”, informa Machado, que recorda os principais cases lá do início da agências como Siemens Mobile, um dos primeiros grandes clientes que entraram em 2002, e que ficou 4 anos ao lado da Átomo, assim como o Visa Vale, que manteve parceria com a agência durante 5 anos e a LG que soma mais de 6 anos.
“Depois de tanto tempo o mercado percebeu nosso foco promocional, voltado para o trade marketing, eventos, ações de incentivos, PDVs e até ações sazonais, como no verão. Com o tempo els começaram a perceber o que significa valor na execução de projetos promocionais e a consequencia natural é uma relação duradoura com a agência”.
A dedicação para atender com qualidade cada novo cliente apresenta os resultados: a Átomo abre 2012 com trabalhos para Coca-Cola Brasil, na Promoção para Água Crystal em ação 360 que leva consumidores para St. Maarten e Fernando de Noronha, para a norte americana Kraft Foods, com a importante missão de levar ampliação de mix para equipe de vendas em evento em 26 praças simultâneas; campanhas de varejo para Di Gaspi, rede de magazine com 40 lojas para classe C que em 2011 garantiu o Marketing Best para a agência; para a alemã Allianz, que inovando no segmentos que atua traz uma ação inédita a partir de março; e ainda para a francesa Schneider em duas convenções que somam mais de 600 pessoas.
“Mesmo sendo job a job e concorrências, o olhar que implementamos com nossa ferramenta de planejamento que chamamos de “Atomização” – sendo 10PS, 5S, New Medias, New Technologies, Consumer Habits and People – que permite profundo conhecimento do mercado do cliente e seus concorrentes e assim um crescente qualitativo nas estratégias e soluções nos trabalhos futuros”, afirma.
Por outro lado, a Átomo tem clientes de pequeno e médio porte, cujo faturamento anual é de até R$ 500 milhões, e com uma estrutura enxuta e totalmente integrada, oferece serviços nas áreas de embalagens, material promocional, PDV, ações de marketing direto, CRM e até comercialização de mídia e desenvolvimento de marca. Neste núcleo tem clientes como Tectoy, Di Gaspi, Madame Valentine e a japonesa Onrom Healhtcare.
Pautado nesta plataforma de atuação a agência tem previsão de crescimento para 2012 de 27% e acredita que seu diferencial está em sua estrutura flexível, composta por profissionais de marketing que atuaram em grandes anunciantes e profissionais de agências, o que, segundo Machado, permite melhor compreensão das necessidades específicas de cada cliente.
“Este potencial de crescimento é fruto deste conhecimento, desta fusão de profissionais, e a estrutura atual de mercado, que segundo números da Ampro, deixa claro a busca dos anunciantes por utilização de todas as ferramentas de comunicação e principalmente do ponto de venda para alcançar os melhores resultados em torno do conceito de suas marca”, explica Odilon.
Celebrar com o mercado
Para celebrar a data, a Átomo já começou em janeiro um plano de comunicação, considerado o primeiro deste porte em sua história, que inclui patrocínio da ‘Coluna Mídia e Cia’ da revista Isto é Dinheiro e spots na rádio Band News FM.
Ainda neste plano, está o patrocínio do MNB – Marketing Brasil Network – evento de conteúdo e relacionamento que acontece em março/abril, no Hotel Transamérica – Ilha de Comandatuba, com 120 diretores de marketing dos maiores anunciantes do Brasil.
Para finalizar as programações especiais, a agência realizará um evento para 300 pessoas em São Paulo, em maio, data efetiva de aniversário. “Queremos agradecer aos parceiros e clientes pelas conquistas e também apresentar a agência a outros públicos, mostrando porque marcas como LG, Femsa, Cyrela, Kraft Foods e Kodak, são nossas parceiras por tanto tempo” afirma Machado.