O setor supermercadista gaúcho registrou um crescimento real de 6,6% em 2012 na comparação com o ano anterior, e, ao manter sua média anual de crescimento acima da economia do Estado, consolidou-se como grande centro de compras para as famílias.
O dado, já deflacionado pelo IPCA/IBGE, é um dos resultados do Ranking Agas 2012. O levantamento foi realizado entre janeiro e março e apresentado na quarta-feira (10/04) à imprensa pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.
O crescimento do setor foi de 12,44% em relação a 2011. Participaram do levantamento as 321 maiores empresas supermercadistas gaúchas, oriundas de 137 municípios. As mais destacadas serão premiadas pela Agas num jantar no dia 17/04, durante cerimônia marcada para as 19h30 no Hotel Deville, em Porto Alegre.
Segundo Cesa Longo, o crescimento do autosserviço foi puxado, em 2012, pela diminuição da informalidade, pelo aumento da procura por supermercados em datas festivas, pela diversificação do mix de produtos e pelo salto nas vendas de categorias como bebidas, frutas, padaria e não alimentos.
Ao todo, o setor atingiu no Estado um faturamento de mais de R$ 19,3 bilhões, representando 6,54% do PIB do RS estimado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), que foi de R$ 296,3 bilhões em 2012.
“Os supermercados gaúchos cresceram acima da média nacional, e agora já respondem por 7,7% do faturamento do setor no País”, destaca Longo.