
Na Semana do Meio Ambiente, Promoview não poderia deixar de informar seus leitores sobre o assunto. Além de “paletar” todo o site, newsletter e Twitter de verde, foi pesquisar para trazer conteúdo relevante sobre o tema mais falado atualmente. Nesta pesquisa constatou-se que, apesar de estar presente em dez entre dez planejamentos de ações promocionais e de existirem diversas marcas envolvidas com o tema por meio de projetos já em prática, estudos recentes mostram que o “engajamento pelo sustentável” por parte da população em geral, ainda não é o esperado.
Os dados das pesquisas realizadas pela TNS Ri e Recherche mostram que a relação dos brasileiros com a sustentabilidade é relativa. Hoje, 8% da população jamais escutaram e muito menos praticaram alguma atividade sustentável. Mas, o que a TNS Ri apurou é que, entre as preocupações dos consumidores, a mais citada foi o aquecimento global, seguido de falta d’água e poluição da mesma.
A TNS Ri dividiu esses consumidores em três grupos e os avaliou como “engajados”, “envolvidos” e “ausentes”, de acordo com suas participações e atitudes quanto ao tema.
A maior parte dos brasileiros está inserida no grupo de envolvidos (51%) e somente 4% se enquadram nos “engajados”. Porém, apenas 1% destes engajados é, realmente, alguém que muda seus hábitos radicalmente em prol da causa, apontam os dados. A pesquisa “Os consumidores estão fazendo os empresários verdes amarelarem?” registrou que 45% dos entrevistados são ausentes às práticas sustentáveis.
Dos “engajados”, a maioria se encontra em São Paulo e Porto Alegre, enquanto Rio de Janeiro e Salvador se destacam por terem consumidores mais ausentes. A grande razão daqueles que estão “envolvidos” são os fatores econômicos, o que leva à conclusão que eles realizam práticas sutentáveis mais pelo bolso, do que pela consciência.
Já os ausentes estão em um processo embrionário de conscientização e, por isso, a melhor maneira é usar estratégias a longo prazo. Estes consumidores serão mais difíceis de serem convertidos às práticas de sustentabilidade porque não são atraídos nem pela economia. Eles, por exemplo, são os indivíduos que usam a água do prédio para retirar as folhas que ficam entre as pedras da calçada, aponta a pesquisa de comportamento.
No campo do consumo, 24% dos brasileiros nunca se preocuparam em comprar produtos “verdes”. Para 52% deles, o motivo principal é, segundo a pesquisa da TNS Ri, a dificuldade para encontrá-los nas prateleiras. Por este motivo as áreas de trade marketing criam táticas para que o consumidor opte por produtos verdes e a recompensa está em primeiro lugar, sendo esta a melhor maneira de mobilizar as pessoas neste sentido. Os benefícios devem ser dados de imediato e precisam ser tangíveis. Os mais usados são desconto na próxima compra, ou pontos no cartão de fidelidade para quem não pegar sacolas de plástico, por exemplo.
Estes esforços começam a fazer com que o consumidor fique mais preocupado com as questões ambientais. A reciclagem, busca de práticas ecológicas e o conceito de que menos é mais, estão se refletindo em seus hábitos. A pesquisa da Recherche mostra o tom da nova década e o reflexo no futuro. “É crescente a preocupação com o meio ambiente e com as questões políticas. Mas ainda há muitas dúvidas e o consumidor culpa o marketing pelo consumo desenfreado, isto sem falar da crise de credibilidade em relação aos discursos ecológicos das empresas”, afirma Diva de Oliveira sócia da Recherche.
Mas, ainda existe espaço para boas notícias. De acordo com o estudo, o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15/03, que até então falava sobre os direitos do consumidor, teve como principal preocupação a redução do consumo.
Apesar de o consumo significar prazer, identificação e inclusão social, as pessoas estão enxergando o seu lado ruim, como a perda de controle dos gastos, dívidas e frustração. “Hoje, o consumo é quase o oitavo pecado capital”, compara Raquel de Oliveira Siqueira, sócia da Recherche. Trata-se da demonização do consumo e da reverência à sustentabilidade. Para o consumidor, a solução está ligada principalmente às ações individuais e o “Ser” começa a ser mais importante do que “Ter”.
A promoção é, sem dúvida, a principal estratégia para empresas conscientizarem consumidores. Por isso Promoview apresenta no decorrer desta semana, as principais ações “promo-sustentáveis” realizadas até o momento neste ano de 2010.