Experiência de Marca

Ações promocionais em pontos de ônibus

Não resta dúvida de que os pontos de ônibus têm uma grande concentração de pessoas, das mais diversas classes sociais. No entanto, principalmente no Brasil, este espaço é pouco utilizado para a realização de ações promocionais. O mesmo não acontece em outros países. Promoview já apresentou algumas dessas promoções, porém, traz para os seus leitores as principais ativações de marca que são realizadas nestes locais.

Não resta dúvida de que os pontos de ônibus têm uma grande concentração de pessoas, das mais diversas classes sociais. No entanto, principalmente no Brasil, este espaço é pouco utilizado para a realização de ações promocionais. O mesmo não acontece em outros países. Promoview já apresentou algumas dessas promoções, porém, traz para os seus leitores as principais ativações de marca que são realizadas nestes locais.

Victoria BugZoo: Mobiliário revestido de folhas de plástico com centenas de lentes que permitia à pessoa ter uma visão como a dos insetos. (Agência Repensar Vancouver, Canadá).

O tempo que as pessoas ficam diariamente paradas em um ponto de ônibus, é suficiente para que as marcas possam apresentar os seus produtos e, o mais importante, interagir com o seu público alvo. As dicas estão aí, basta os brasileiros aprenderem a respeitar o espaço público para que ações de marketing promocional como as apresentadas neste post possam ser colocadas em prática com mais frequência por aqui.

Solo Mobile: Foi criada uma ação interativa para promover a função "walkie talkie" nos novos aparelhos Solo Mobile. Ao apertar o botão, era possível falar com pessoas que estavam em pontos de ônibus de outras cidades.
Guaraná Antarctica: Abrigos de ônibus em São Paulo para a Copa do Mundo.
Fisch Franke: "Tão fresco quanto pode ser." Um mobiliário urbano foi transformado em aquário para comunicar o restaurante especializado em frutos do mar. (Agência Publicis, Frankfurt, Alemanha.)
Real HipHop: A ação simples, inteligente e objetiva para promover o Real HipHop foi finalista em Cannes na categoria mídia exterior. (Agência Dentsu, São Paulo, Brasil.)
Je*s Jeans: "Neste momento, seu traseiro está completamente exposto. Se fosse em um jeans sexy, atrairia atenção o tempo todo." (Agência de Publicidade: Bruketa @ Zinic Zagreb, Croácia.)
Hasbro Cluedo: "Como é a sensação de estar envolvido em um crime?" Mobiliário urbano para promover o jogo, conhecido no Brasil como "Detetive". (Agência: DDB, Itália).
PlaySation2: O ponto de ônibus foi revestido de plástico bolha com desenhos que faziam referência aos botões do controle do PlayStation2.
Ecko Clothing: Via bluetooth, as pessoas grafitavam no mobiliário da Ecko pelo próprio celular. (Agência Design Factory International de Hamburgo, Alemanha.)
Osram: "Só use a eletricidade quando precisar." Para promover as lâmpadas economizadoras de energia, as luzes do mobiliário acendiam somente quando pessoas paravam ali. (Agência Vila Saatchi & Saatchi, Cape, África do Sul).
Vidros 3M: Os vidros blindados da 3M foram postos à prova nos pontos de ônibus, onde foram colocadas notas de dólares dentro das caixas do vidro "inquebrável".
Quiksilver: Nada mais apropriado para o público da marca. A empresa fez a alegria dos skatistas ao instalar uma minipista de skate em pontos de ônibus. (Agência: Saatchi & Saatchi, da Dinamarca, Copenhagen).
Kellys: Para gerar degustação e dar visibilidade à sua nova linha de batatas chips de micro-ondas, a Kellys instalou micro-ondas em pontos de ônibus. A ação contava com a ajuda de promotores que mostravam como é fácil preparar o produto.
Coca-Cola: Dentro do conceito "Open Happiness", a McCan Erickson da Turquia transformou um abrigo de ônibus em um estande da Coca-Cola, onde os bancos eram como cubos de gelo. A grande novidade foi descoberta pelos mais curiosos que abriram a geladeira instalada no local, de onde saía uma fumaça como nos congeladores reais e havia réplicas de garrafas do refrigerante.