Experiência de Marca

Acidente em Sauípe acende alerta no mercado promo

Havia aproximadamente 200 pessoas na equipe de montagem da cobertura do palco no momento do acidente, entre operários, técnicos e pessoal de serviços gerais.

A queda de uma estrutura de ferro montada no complexo turístico de Costa do Sauípe, na cidade Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador, para sediar um evento do Banco Bradesco, deixou pelo menos 49 feridos e um morto no final da manhã desta 4a.feira (13/02). O evento estava sendo produzido TV1 e o serviço havia sido terceirizado para empresas de montagem deste tipo de estrutura. Havia aproximadamente 200 pessoas na equipe de montagem da cobertura do palco no momento do acidente, entre operários, técnicos e pessoal de serviços gerais. Vilmar Neri dos Santos, de 32 anos, estava montando a lona abaixo da estrutura metálica que partiu e faleceu. 

Duas auxiliares de serviços gerais, presenciaram a tragédia. As jovens estavam na cozinha quando viram muita gente caindo e as estruturas caindo em cima das pessoas. Elas contaram ainda que a obra estava atrasada e que mais trabalhadores foram contratados para trabalhar. Segundo informação do operário Fábio Silva, que conseguiu escapar com escoriações, uma estrutura metálica de sustentação desabou, atingindo os operários que trabalhavam na montagem da tenda. Oficialmente, 50 pessoas ficaram feridas e duas delas em estado grave. Além disto, muitas pessoas ficaram embaixo das ferragens esperando socorro. 

Gilvani Ferreira, que trabalhava na montagem da estrutura quando o acidente aconteceu, revela que os operários trabalhavam na finalização do palco quando um forte vento derrubou parte da estrutura. “Eu consegui correr a tempo, foi a mão de Deus, mas  tinha muita gente lá ainda, em cima”, conta o auxiliar de montagem, que só teve ferimentos leves. 

O lugar é o mesmo onde ocorrerá o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 14. O evento da Fifa acontecerá no dia 06/12. Confira íntegra das notas oficiais emitidas pelas empresas envolvidas e publicadas no portal A Tarde, de Salvador.

TV1 Eventos – “A TV1 Eventos, empresa do Grupo TV1, que atua há mais de 27 anos no mercado de comunicação e marketing, lamenta profundamente o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira durante a montagem de uma tenda de evento na Costa do Sauípe, na Bahia. A direção e a equipe da TV1 Eventos, juntamente com as empresas de infraestrutura subcontratadas, que trabalhavam nas obras para o evento, estão neste momento focadas no apoio integral às vítimas e seus familiares e se mantêm à disposição para esclarecimentos a todos os seus públicos e autoridades, à medida que haja acesso a informações mais precisas sobre o ocorrido. A obra estava sendo realizada dentro de todas as especificações e normas de segurança exigidas por lei para este tipo de edificação e sob supervisão de engenheiros e arquitetos qualificados e experientes. O acidente deixou mais de 30 feridos e uma vítima fatal, de acordo com as informações até o momento.” 

Grupo ST Estruturas – “Lamentamos o ocorrido hoje (quarta-feira) no Complexo da Costa do Sauipe. Informamos que a estrutura não foi montada pelo grupo ST Estruturas, empresa com 25 de anos de experiência em montagem de grandes eventos. A tenda em construção para este evento não é um equipamento padrão utilizado diariamente pelas empresas tradicionais em montagem de estruturas para eventos.” 

Bradesco – “O Bradesco lamenta profundamente o acidente ocorrido hoje, pela manhã, no complexo de Sauípe, na Bahia, onde estava sendo montada uma tenda para um evento. O Bradesco esclarece que está tomando todas as providências necessárias para atender às vítimas.” 

Costa do Sauípe – “Em referência ao acidente ocorrido hoje, 13 de Fevereiro de 2013, nas dependências do Complexo Hoteleiro da Costa do Sauípe, informamos que o mesmo se deu em uma área destinada para a montagem de estruturas provisórias para eventos, afastada de seus hotéis. Essa área encontra-se cedida a um de nossos clientes corporativos para a montagem de um evento. Parte da estrutura metálica da tenda onde uma das atividades do evento ocorreria cedeu, ferindo aproximadamente 30 trabalhadores das empresas contratadas pelo cliente para a montagem de tal estrutura. O atendimento às vítimas foi imediato e as mesmas foram encaminhadas para hospitais da região. Entre os feridos não há hóspede ou funcionário da Costa do Sauípe. Lamentamos o ocorrido e informamos que a área do acidente não interfere na operação normal dos hotéis, áreas de circulação e de lazer, não havendo portanto risco para seus hóspedes. Informamos, por fim, que já disponibilizamos às autoridades competentes toda a documentação técnica necessária para os devidos esclarecimentos.”