A Accor leva até domingo (03/03), 40 colaboradores do Brasil para o Parque da Serra da Canastra, para realizar o plantio simbólico de árvores como ação do programa Plant for the Planet: Billion Tree Campaign, da ONU, da qual a rede hoteleira é signatária desde 2008.
A iniciativa é parte de um acordo que a Accor global firmou com a Organização no qual o grupo se comprometeu a estabelecer políticas de meio ambiente e incentivar que seus hóspedes refletissem antes de impactar o planeta com escolhas simples, como a economia de recursos naturais por meio do reuso de toalhas.
A Accor destina metade das economias em lavanderia ao financiamento do plantio de árvores, orquestrado pela ONG Nordesta Reflorestamento e Educação, parceira da empresa no projeto de reflorestamento no Brasil.
O objetivo é promover a recuperação de áreas de preservação permanente e proteger a biodiversidade no Estado de Minas Gerais. Até o momento, a Accor América Latina, com o adesão de seus clientes, financiou cerca de 300 mil árvores. Desta forma, a empresa ajudou a reflorestar as margens do Rio São Francisco, desenvolver a apicultura com abelhas nativas e formar a população local para uma gestão sustentável da madeira.
A gerente de desenvolvimento sustentável da Accor para a América Latina, Julia King, afirma que 90% dos hotéis da rede no País já aderiram ao programa.
“Os colaboradores são orientados e treinados nas unidades a incentivar e colocar em prática o reuso das toalhas. A viagem à Serra da Canastra busca tangibilizar a contribuição destas arrumadeiras ao projeto de reflorestamento e fomentar o compromisso das equipes no reporte adequado da reutilização de toalhas. O resultado é surpreendente”, explica.
Em todo o mundo, foram plantadas mais de dois milhões de árvores em sete florestas de países onde a Accor está presente: Austrália, Brasil, Estados Unidos, Indonésia, Romênia, Senegal e Tailândia. A ONG Kinomé, dedicada a restaurar e proteger as florestas do mundo todo, é responsável por acompanhar e avaliar o progresso e a qualidade do projeto.