Experiência de Marca

Ação para rádio muda callcenters na Bélgica

A ação foi antecipada por meio de<em> spots</em>, para garantir que uma grande audiência, e a proporção dos debates tomou a dimensão esperada: o ministro da Economia envolveu-se na questão diretamente.

A Radio 1 é o maior canal de notícias da Bélgica. Ela veicula um programa chamado ‘Peeters & Pichal’, cujo objetivo é defender os direitos dos consumidores. Com o objetivo de mostrar aos ouvintes que a rádio não apenas dá fatos e números, mas se envolve, interage e modifica as relações entre eles e marcas, a agência Mortierbrigade de Bruxelas, criou uma criativa ação promocional.

Em um programa que tratava das ações de telemarketing, os apresentadores confrontaram call centers e helpdesks com os seus antigos e maus hábitos: ligaram para diversos e deixaram vários atendentes esperando ‘só mais um momento, por favor’. Tomaram, assim, a posição de muitos consumidores frustrados.

A ação foi antecipada por meio de spots, para garantir que uma grande audiência, e a proporção dos debates tomou a dimensão esperada: o ministro da Economia envolveu-se na questão diretamente.

Duas semanas após, as 20 maiores empresas da Bélgica assinaram um acordo garantindo aos consumidores não os deixá-los mais em longas esperas e serem mais amigáveis. O comprometimento foi além: na Bélgica, agora, nenhum cliente espera mais de um minuto na linha. A ação ganhou um Bronze na Categoria Rádio no Festival Cannes Lions deste ano.

Interessante observar que este movimento aconteceu ‘na vida real’ há cerca de 15 ou 20 anos, com as filas de Bancos. A história mostra que as tecnologias evoluem, mas os maus hábitos se mantém. Até quando?