A agência Graffiti BBDO de Bucareste, Romênia, criou uma ação de ambiente para conscientizar os consumidores sobre a importância de fazerem seguro de suas casas. A ação promocional foi desenvolvida para a empresa de sistemas de segurança BGS.
Eles decoraram as portas de apartamentos com um pôster em tamanho real que criava a ilusão de que o local havia sido devastado por ladrões.
Usando uma cola especial que não danificava a porta e era fácil de remover, o pôster com a ilusão de ótica causou efeito real em muitos moradores. Ao se aproximarem da porta, eles entendiam a proposta da ação, graças a um cartão que continha escrito: “Garanta que isso nunca acontecerá com você. BGS”.
O interessante da ação foi o fato dela ter impactado não apenas os moradores selecionados, mas também os seus vizinhos. Alguns moradores gostaram tanto da ação que decidiram manter o pôster no local por várias semanas. Os resultados foram retumbantes, já que muitas pessoas afirmaram nunca ter-se interessado por adquirir seguros e mudaram o comportamento a partir do impacto da atividade.