Experiência de Marca

Ação leva motoristas ao próprio funeral na Bélgica

Essa foi a estratégia do Instituto de Segurança Rodoviária da Bélgica para promover a conscientização no trânsito. O target da ação promocional foram motoristas selecionados que foram flagrados ou multados por dirigir em alta velocidade.

Imagine chegar a um enterro de um suposto parente distante, após percorrer algumas horas até outra cidade, e se deparar com o seu próprio velório? Essa foi a estratégia do Instituto de Segurança Rodoviária da Bélgica para promover a conscientização no trânsito.

O target da ação promocional foram motoristas selecionados que foram flagrados ou multados por dirigir em alta velocidade. A ideia foi da agência 20something e está causando muita reflexão por toda a Europa.

enterro

Nenhum dos participantes foi previamente informado de muitos detalhes, apenas que deveria comparecer na data e horário do velório de um parente distante, com as despesas pagas. Ao chegar, amigos e outros parentes do falecido começavam a falar da pessoa, como é de praxe em velórios de vários países, e pelo meio do discurso descrever a forma trágica da sua morte no trânsito.

Mas a surpresa vinha no final, quando então era revelado que essa pessoa era o tal parente distante. Embora o vídeo esteja em flamengo e francês, é perceptível a reação das pessoas à sua própria história. O objetivo do departamento de trânsito é reduzir a zero as mortes por alta velocidade ou imprudências no trânsito. A iniciativa agressiva foi tomada após perceber que, embora diversas campanhas estivessem decorrendo, os índices não diminuíam.