Experiência de Marca

Ação da Prefeitura pede respeito no trânsito

No momento em que o sinal fecha para os veículos, os controladores de tráfego atuantes nos cruzamentos e travessias de pedestres erguem faixas com mensagens educativas.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-Rio, iniciou a campanha educativa “Se Você Mudar, o Trânsito Melhora”. A organização constatou que algumas regras básicas de circulação são desrespeitadas, principalmente pelos motoristas.

Desde então, no momento em que o sinal fecha para os veículos, os controladores de tráfego atuantes erguem faixas com mensagens educativas sobre atitudes como parar sobre a travessia de pedestres ou bloquear o cruzamento.

Alguns motoristas tentam justificar sua falha, principalmente, ao parar sobre a faixa de pedestres, colocando a culpa nos congestionamentos que os obrigariam a permanecerem parados sobre a faixa.

A mensagem educativa questiona: “E se fossem trilhos de trem?”. A ideia da ação de marketing promocional é buscar a seguinte reflexão: é claro que podemos evitar parar sobre a faixa. Para isso só devemos iniciar a travessia quando tivermos certeza de poder concluí-la. É o que faríamos se fossem trilhos de trem, não é mesmo?

O objetivo é promover a ideia de que o trânsito ocorre num espaço limitado e coletivo, onde, se cada um fizer a sua parte, todos seremos beneficiados.