Experiência de Marca

Ação antitabagismo para jovens impressiona na Irlanda

Os dados sobre consumo de cigarro na Irlanda são alarmantes: 29% da população é fumante; destes, mais da metade começou a fumar antes dos 15 anos e 83% antes dos 18 anos de idade. Com esta perigosa estatística nas mãos, a Irish Cancer Society lançou uma campanha antitabagista com foco nos jovens, sob o título Adolescentes são idiotas.

Os dados sobre consumo de cigarro na Irlanda são alarmantes: 29% da população é fumante; destes, mais da metade começou a fumar antes dos 15 anos e 83% antes dos 18 anos de idade. Com esta perigosa estatística nas mãos, a Irish Cancer Society lançou uma campanha antitabagista com foco nos jovens, sob o título Adolescentes são idiotas.

A primeira parte da estratégia consiste em uma ação de guerrilha de perder o fôlego. Com instalações em grandes centros urbanos e shoppings da Irlanda, uma garota representada por um manequim aparece presa dentro de um aquário de vidro preenchido com fumaça de tabaco. Abrir a maçaneta teoricamente a libertaria, mas ela prefere ficar dentro da caixa, em uma metáfora ao vício criado já na adolescência. A frase tema da campanha foi estampada na frente do aquário.

A ação de guerrilha busca alertar a população e falar um pouco mais sobre a verdade por trás da indústria do tabaco. A camapanha conta também com outras ações de abordagem de jovens, bem como vídeos e materiais impressos.

Por ser fumaça real de cigarro, observa-se o aumento da deposição de gordura nas paredes do espaço fechado, mostrando claramente os efeitos nocivos da nicotina, que diminuem a capacidade de circulação sanguínea, aumentando a deposição de gordura nas paredes dos vasos e sobrecarregando o coração, podendo levar ao infarto do miocárdio e ao câncer. A responsável pelo projeto foi a agência Laughing Kookaburra Creative!.