A Fundação Chevrolet, em Bogota, Colômbia, criou em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem local, uma escola com o objetivo de oferecer capacitação em diversas áreas do conhecimento para motoristas de táxi e auxiliá-los a ampliar os ganhos para si e suas famílias.
Até o momento, a Academia Chevrolet para Taxistas já formou 600 motoristas, tem mais de 700 alunos ativos e os planos para 2011 incluem o treinamento de Técnico Individual do Serviço de Passageiros, aberto aos mais de 1.200 taxistas da cidade de Bogotá.
Fernando Alonso, diretor da Chevrolet Foundation, apelou a todos os motoristas de táxi em Bogotá para se inscreverem de 14 a 19/03, porque a missão da Academia é contribuir tanto para os taxistas em nível profissional, quanto para melhoria do serviço e do comportamento do trânsito nas ruas da cidade.
“Graças aos excelentes resultados durante a primeira fase, continuaremos a oferecer aos taxistas, tão importantes para o desenvolvimento do país e do turismo, treinamentos nas áreas de finanças pessoais, administração de empresas, inglês e informática. A partir de agora, conseguiremos oferecer dois cursos por ano, então não há motivos para não querer participar”, disse o diretor da Fundação.
Oscar Forero, um dos primeiros formandos nos cursos da Academia, disse que sua experiência foi muito boa. “Eu gostei de tudo que aprendi sobre atendimento ao cliente, pois é muito necessário para esta profissão em que temos de lidar com pessoas. Tudo o que é para enriquecer o conhecimento é útil. Esperemos que no futuro a Academia cresça e possa ser um programa mais longo ainda”, disse.
Para se inscrever, os motoristas devem apresentar fotocópia do cartão que credencia-os como motoristas de táxi, fotocópia da carteira de habilitação e certificado de conclusão do ensino médio, pelo menos.
Os treinamentos oferecidos são gratuitos, práticos e flexíveis de forma a atender o maior numero de motoristas de táxi em Bogotá. A metodologia requer pelo menos cinco horas por semana, mais o tempo de estudo individual, por intermédio de tutoriais, para que os formandos possam adquirir conhecimentos e assim, atingir um desempenho eficaz nos estudos.
Quem completa o curso, recebe o título de Técnico de Gestão de Passageiros de Serviço e apresentam como trabalho final um plano de negócios, ganhando uma nova visão sobre possibilidades de renda e oferecendo um melhor serviço aos cidadãos.