Mais de 30 mil pessoas compareceram, na sexta-feira (18/10), à nona edição do ABRH na Praça, no Largo da Carioca, Centro do Rio.
Com o tema “Carreira, trabalho e educação para um mundo melhor!”, o evento valorizou as inúmeras oportunidades de emprego geradas pela realização de grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Ao todo, foram cadastrados currículos para mais de 4,7 mil vagas de empregos, 50% a mais que na edição passada.
O presidente da ABRH-RJ, Paulo Sardinha, disse que o grande interesse em torno da edição deste ano mostra que a população quer aproveitar o bom momento que o Rio de Janeiro vive, em virtude dos grandes eventos que serão realizados na cidade.
“Aproximar-se ainda mais da população neste momento é importante para a ABRH-RJ, já que a oferta de emprego cresceu até 20% em alguns setores específicos, e a qualificação profissional é muito necessária. Vimos um público bem empolgado com esse cenário nesta edição do ‘ABRH na Praça’”, destacou.
Durante a ação, que aconteceu simultaneamente em 22 Capitais brasileiras, diversos especialistas em recursos humanos foram às ruas para dar gratuitamente aos trabalhadores, profissionais, microempresários e estudantes dicas de formação profissional, de empreendedorismo, de como elaborar um currículo competitivo, de como se apresentar em entrevistas de emprego, orientação para processos seletivos, cadastro de currículo on-line, emissão de carteira de trabalho, saúde preventiva, além de outras orientações.
Nove tendas atenderam ao público e pela primeira vez o evento contou com uma patrocinadora master, a Capemisa, além dos patrocinadores Sebrae, Senai, Souza Cruz, Grupo Let, Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), e dos parceiros Estácio, Bob’s, Vagas.com, Rio Voluntários, SSI Eventos, Fanfarra Carioca, Sandra Mazzoni, Flash Mob e Academia de Dança Jaime Arôxa Tijuca.
Foram desenvolvidas diferentes atividades nas áreas de empreendedorismo, responsabilidade social, saúde e qualidade de vida, orientação e qualificação profissional, trabalho e emprego e captação de currículos, além de demonstrações de shiatsu e da técnica chamada “Retrato Flora”, que consiste em analisar a personalidade de uma pessoa por meio da maneira como ela monta um arranjo de flores.
Para a diretora de Responsabilidade Social da ABRH-RJ, Patrícia Pacheco, esta é uma valiosa oportunidade de oferecer à população de maneira gratuita serviços relacionados à carreira e formação profissional, que muitas vezes são inacessíveis ou tem um alto custo.
“Este é um evento que junta responsabilidade social e Recursos Humanos. Poder oferecer ao público, por meio de dessa ação social, serviços ao quais talvez eles não teriam acesso é uma oportunidade única. Essa é uma chance anual de ajudar as pessoas na busca por um trabalho decente e na capacitação e desenvolvimento da carreira”, frisou Patrícia.
Este ano a novidade foi a parceria com o Denatran, que com o intuito de capacitar novos condutores especializados, levou ao o evento um simulador de direção. O aparelho, que será obrigatório em autoescolas a partir de 2014, simula situações adversas como direção com chuva e em estado de embriaguez.
De acordo com Maria Cristina Hoffman, coordenadora geral do Denatran, as entidades querem conscientizar a população sobre as atitudes no trânsito. “Aqui, no meio dessa praça popular, é o momento de chamar a todos para parar e pensar nas suas atitudes no trânsito. O simulador que está exposto aqui a partir de 01/01/2014 vai ser obrigatório no processo de formação de condutores, então a divulgação dele junto ao público é importante também para eles entenderem e conhecerem como vai se dar esse processo de formação, pois nós estamos fazendo diversas alterações de legislação e procurando tornar essa legislação mais consciente para o condutor que estará na rua”, afirmou a coordenadora.