Experiência de Marca

Abracorp prevê aumento da tarifa e menor movimento

A expectativa para os próximos três meses é de redução nas movimentações realizadas no setor corporativo, principalmente, por conta da realização da Copa das Confederações, o que resultará em uma baixa demanda do setor.

A Abracorp divulgou, em 23/05, os resultados de sua pesquisa de vendas, obtidos no primeiro trimestre deste ano. Os dados foram anunciados no Caesar Business São Paulo Faria Lima, na Zona Sul da Capital, durante a realização da reunião mensal da entidade.

Os relatórios apontaram que a Gol Linhas Aéreas, com tarifa média de R$ 567,64, liderou o segmento aéreo no mercado de viagens corporativas, totalizando R$ 414,268 milhões em vendas domésticas, o que representa 34,5% do market share da Abracorp. A TAM ficou logo atrás, acumulando R$ 395,6 milhões (32,9%).

O preço médio das passagens aéreas nacionais registrou aumento de 9,2% no período, se comparado com o verificado no ano passado, fator que indica duas possíveis ações: as companhias aéreas brasileiras reduziram a oferta em rotas de menor demanda e mantiveram as ofertas e reduziram os descontos em trechos cuja demanda corporativa é mais intensa.

A expectativa para os próximos três meses é de redução nas movimentações realizadas no setor corporativo, principalmente, por conta da realização da Copa das Confederações, o que resultará em uma menor demanda do setor. Em contrapartida, a estimativa é de que haja descontos em todas as rotas, sobretudo devido ao feriado de Corpus Christi (30/05) e ao grande evento esportivo em junho.

Fazendo um balanço sobre o segmento hoteleiro, a diária média nacional subiu 38% e, a internacional, 45%. O destaque foi para os hotéis independentes, que representaram 41,8% do market share da entidade.

Com diárias que giravam em torno de R$ 251,99, movimentaram R$ 201.737.630 e se mantiveram à frente das redes Atlantica (R$ 42.837.441) e Accor (R$ 42.381.210), cuja participação no mercado corporativo foi de 8,9% e 8,8%, respectivamente.

Os meios de hospedagem independentes também foram os mais visados fora do Brasil, somando mais de 61 mil room nights, movimentação de R$ 32.068.417 e representação de 51% entre as agências de viagens associadas à Abracorp.

A pesquisa apontou que a Localiza continua líder no setor de locação nacional, respondendo por 59,7% e com uma diária média de R$ 138,94. Serviços de locação e de transfers movimentaram, juntos, aproximadamente R$ 43 milhões e, deste volume, 90% foram destinados à locação pura e simples.

As perspectivas são positivas para o segundo trimestre, embora a presença de feriados durante a semana possa comprometer seu desempenho. A pesquisa, completa e com análises de comportamento, estará disponível no site, na coluna de Estatísticas.