A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil) e a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos,Animação Turística e Eventos (Apecate), assinaram um termo de parceria durante o segundo congresso da Apecate em Lisboa, no dia 31/01.
A ocasião contou ainda com participação da presidente da Abeoc, Anita Pires, e do vice-presidente de inovação, Alexandre Carreira, na sessão plenária “Diferenciar pela qualidade, uma arma no mercado global”. Evandro Schutz, da Abeta, também participou do painel sobre qualificação e certificação.

A experiência brasileira de qualificação e certificação de empresas de eventos — Programa de Qualidade Abeoc Brasil em parceria com o Sebrae — foi o foco da fala de Anita Pires.
“O fato da nossa empresa ter sido convidada para participar deste Congresso por si já é sinal da importância e do impacto a nível internacional do desempenho do Programa de Qualidade da companhia em parceria com o Sebrae. Foi uma grande oportunidade de intercâmbio de experiências entre as entidades Apecat e Abeoc Brasil como países irmãos e que têm muito em comum não só culturalmente como em negócios”, conta.
O termo de parceria inclui a oferta de condições especiais de atendimento para os associados da Abeoc Brasil em eventos e cursos promovidos pela Apecate e vice-versa; e ainda o intercâmbio de publicações, levantamentos, dados e estatísticas do setor.
O acordo foi assinado na presença do ministro de turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo.
Programa de Qualidade
O Programa de Qualidade que será apresentado no segundo Congresso da Apecate está capacitando 236 empresas de eventos de 12 Estados do país, em uma parceria da Abeoc Brasil e Sebrae Nacional com apoio Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
Pelo menos 92 destas empresas também se candidatarão a certificação por intermédio do Selo de Qualidade Abeoc Brasil, a partir de julho de 2014, com auditoria da ABNT.
Segundo o coordenador de capacitação do curso, Luiz Carlos Barboza, foi estudado o que há de melhor no mundo em certificação para a criação. A principal referência é o modelo adotado pela Federação Suíça de Turismo.
Para a obtenção do selo de qualidade, as empresas de eventos precisarão alcançar os requisitos técnicos que se baseiam no sistema de gestão da qualidade, segundo as exigências das normas da série ISO 9000, e também em evidências comprováveis da prática dos fundamentos de qualidade, seguindo os critérios de excelência em gestão do Prêmio MPE Brasil, uma parceria do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo e Fundação Nacional da Qualidade.
O processo de obtenção do Selo impõe o aprimoramento da gestão, e do ponto de vista do mercado, o projeto é uma referência para o contratante de serviços de eventos que busca uma empresa de qualidade.
“O Selo de Qualidade Abeoc Brasil diferencia as empresas que adotam um sistema de gestão eficiente, focado na qualidade e em busca da excelência nos serviços prestados”, resume a presidente, Anita.