Um estudo da Global Language Monitor (GLM), especializada em monitorar a evolução da língua inglesa, mostra que a palavra mais mencionada na internet em 2009 é Twitter, o miniblog que se transformou em verdadeira febre. O resultado da pesquisa, realizada pela empresa sediada no Texas, nos Estados Unidos, dá bem a medida da importância que as mídias sociais estão alcançando neste início do século XXI.
“Em um ano dominado por eventos políticos que abalaram o mundo, por uma pandemia, pelos efeitos de uma tsunami financeira e pela morte de um dos mais reverenciados ícones pop , a palavra Twitter se manteve acima de todas as outras”, afirmou Paul JJ Payack, presidente da Global Language Monitor, explicando: “Twitter representa uma nova forma de interação social, na qual toda comunicação é reduzida a 140 caracteres.”
A Global Language Monitor realiza esse tipo de pesquisa anualmente. Este ano, na nona edição do estudo, logo depois de Twitter, a palavra mais falada na rede foi Obama, sobrenome do presidente americano. O terceiro lugar ficou com H1N1, vírus da gripe suína, que assustou o mundo em 2009. Outro termo ligado à web que ficou entre os dez primeiros colocados foi “2.0” – sexto lugar -, usado para qualificar a internet como plataforma colaborativa.
A divulgação dos resultados do estudo da GLM coincide com um levantamento feito pela comScore mostrando que o Twitter vem perdendo usuários, principalmente, para o serviço de blogs WordPress. Twitter teve uma queda de 58,4 milhões de visitantes únicos em setembro para 58,3 milhões em outubro. Já o WordPress.com ganhou dez milhões de visitantes em outubro, chegando a quase 152 milhões. Outro serviço de blog que vem crescendo é o blogger.