Experiência de Marca

A bola da vez: Gorduchinha, Samba ou…

Segundo a Adidas, o batizado costuma levar em consideração “fatores que tenham identificação com o povo, a história e a cultura do país sede do evento”.

Não resta a menor dúvida que o assunto do momento é a Copa do Mundo do Brasil em 2014. Vale ressaltar que os estádios que irão receber os jogos estão com suas obras atrasadas, nenhuma cidade-sede está preparada para receber um evento desse porte mas, problemas à parte, a Copa é uma paixão mundial.

O tema que está em pauta agora é como irá se chamar a bola oficial da Copa de 14. Na África do Sul, o nome escolhido foi Jabulani e ficou mundialmente famosa. A Adidas, fabricante do produto, disse que ela acabou se tornando o maior marketing esportivo da história das Copas.

A mais famosa bola de todas as Copas.
Carlos Alberto Parreira.

No Brasil, a “redonda” já começa a gerar discussões, salutares, diga-se de passagem. O técnico tetracampeão do mundo em 1994, Carlos Alberto Parreira, consultado pela Adidas, em encontro realizado durante o Footecon, sugeriu o nome de “Samba“.

Na contramão da sugestão de Parreira, o publicitário Washington Olivetto disse que gostaria que a bola se chama-se “Gorduchinha”, em homenagem ao que seria o principal jargão do ex locutor Osmar Santos.

A divulgação oficial do nome só deverá ocorrer no segundo semestre de 2012, após a Eurocopa, quando a Fifa voltará 100% suas atenções aos preparativos do Mundial. Nesta época, o hino oficial e o mascote, por exemplo, também deverão ser confirmados.

A bola ainda está tendo sua composição definida pela empresa alemã. Vale lembrar que, em 2010, na África do Sul, a Jabulani se tornou lendária pela mudança brusca de estilo. Mais leve e compacta, tomava direções diferentes e, em consequência disso, gerou reclamações dos jogadores.

A Adidas tem recebido incessantes sugestões de nomes para a bola oficial da próxima Copa do Mundo. A maior parte delas chega ao conhecimento dos executivos da empresa por meio dos serviços de atendimento aos seus clientes e pelo Portal da Copa, um site do Governo Federal. A fabricante de equipamentos esportivos, no entanto, ainda não escolheu qual será o nome.

Um exemplar gigante ficou em exposição no Shopping Eldorado.

As tratativas estão se dando entre seu escritório brasileiro e a sede, na Alemanha. Segundo a empresa, o batizado costuma levar em consideração “fatores que tenham identificação com o povo, a história e a cultura do país sede do evento”.

A empresa já pensa na possibilidade de realizar uma ação promocional para que o público brasileiro escolha o nome. Como “a voz do povo é a voz de Deus”, podemos esperar por um novo batismo à redonda.

E você? Já tem alguma sugestão? Mande pra gente.

Por: Antonia Goularte – Redação Promoview.