É difícil dizer se a crise acelerou o desenvolvimento de moedas sociais ou não. O fato é que, com crise ou sem, o apelo do “almoço grátis” sempre tem adeptos. Em Londres foi essa estratégia usada pelo Vigilantes do Peso (Weight Watchers) para promover o seu café pop-up de uma semana.
A condição para comer uma refeição saudável e de graça era, apenas, partilhar que se estava no local nas redes sociais.
Foto: http://lilinhaangel.com/
Além disso, 52% das pesquisadas não sabiam como começar a perder peso, enquanto apenas 8% se sentiam confiantes em substituir alimentos do seu cardápio por opções mais saudáveis.
A ação promocional poderá ser usada como uma estratégia do Vigilantes do Peso nos próximos meses para se aproximar de mais potenciais clientes no país. O cardápio incluiu os itens tradicionais de cafés em Londres: wraps, saladas, pizzas light e produtos da marca Weight Watchers embalados e balanceados, além de refeições como o tradicional Full English breakfast, que substituiu as opções fritas por cozidas.
Foto: http://teatimeinwonderland.co.uk/
O objetivo do local foi mostrar às pessoas que é possível manter as tradições gastronômicas inglesas, porém fazendo escolhas mais leves e saudáveis. O café serviu também para lançar os produtos da marca. E a amplificação nas redes sociais anunciou a iniciativa e também encorajou uma visita.
Aparentemente, o fato de levar as pessoas até a loja, é uma maneira de educá-las para o consumo do produto e possivelmente dar início para o surgimento de demanda de compra também em supermercados.
Esta foi uma das ações de uso de redes sociais como moeda mais bem sucedidas de 2014. No início do ano, foi a marca Marc Jacobs que lançou mão da iniciativa durante a NY Fashion Week. Já um outro café na Capital inglesa começou a cobrar pelo tempo e não pelos pratos, numa variante da máxima “almoço grátis” – o que, apesar da moeda ser social, mais uma vez fica provado que não existe.