O SXSW – festival de música, filmes e interatividade – pode ser um lugar estranho para a presença de uma marca de óleo de motor. Mas neste ano, a Pennzoil, da Shell, pode muito bem ser a responsável pela ativação mais bacana no evento, que vai até o dia 16/03, no Palmer Events Center, em Austin, Texas.
A marca aproveitará o SXSW para lançar o Pennzoil Platinum (um novo produto com tecnologia PurePlus e gás natural) em uma ação de marketing promocional que fará os participantes do evento terem uma experiência de corrida em um kart de tamanho real inspirado no jogo Mario Bros.
Os karts possuem a tecnologia RFID que faz a comunicação entre o veículo, o caminho e oito ícones distribuídos pelo percurso. Esses ícones incluem o “escudo da tartaruga vermelha” e “casca de banana”, com que os jogadores já estão familiarizados, assim como símbolos da Pennzoil que aceleram o desempenho do kart.
Os próprios veículos têm câmeras GoPro acopladas, assim as corridas serão filmadas e visualizadas em telas nas proximidades e no edifício principal do festival, no Centro de Convenções de Austin.
“O que eu não quero que seja é o lançamento de fórmulas para um óleo de motor”, diz Chris Hayek, gerente de marca global da Shell. “Este é um produto inovador que eu quero que fique conhecido pelos jovens entre 18 e 24 anos de idade”, completa.
Esse foi o desafio proposto pelo anunciante à agência JWT Shell, de Atlanta, em parceria com a Nintendo que também lançará uma nova versão do jogo, o Mario Kart 8. Jeremy Jones, diretor criativo, disse que a ideia era chegar a diferentes públicos além dos aficionados que leem revistas de automóveis.
A pista tem cerca de 300 metros de comprimento e os participantes escolherão entre quatro diferentes modelos de carros. As imagens das câmeras serão enviadas aos participantes após a corrida. Alguns elementos do novo jogo Mario Kart também aparecem nos telões.