Experiência de Marca

SB Rio é listado como melhor evento de sustentabilidade

A lista tem um recorte a partir dos Estados Unidos, com destaques a eventos que acontecem no mundo todo. Estão divididos em eventos de tecnologia, vendas & marketing, serviços ao consumidor, empreendedorismo, entre outros.

A Conferência Internacional Sustainable Brands Rio 2014 está entre as 50 melhores  do ano, na opinião do site americano The Daily Muse, dedicado a apoiar carreiras, especialmente de mulheres.

A lista tem um recorte a partir dos Estados Unidos, com destaques a eventos que acontecem no mundo todo. Estão divididos em eventos de tecnologia, vendas & marketing, serviços ao consumidor, empreendedorismo, recursos humanos, mídia & comunicação, design e especialidades.

Entre os eventos de sustentabilidade foram incluídas apenas as conferências do MIT, Ceres e Sustainable Brands Rio 2014. A SB Rio 14 é o único evento no Brasil que consta nesta relação. Para ver a lista completa clique aqui.

A Conferência

A SB Rio 2014 acontecerá nos dias 24 e 25/04, no Centro de Convenções da SulAmérica (CCSA), no centro do Rio de Janeiro.

Deverá reunir 600 profissionais da rede global de líderes de empresas dedicados a encontrar novas maneiras sustentáveis de conduzir negócios.

O evento será organizado em plenárias, com apresentações de líderes empresarias e especialistas; Expo que destaca 16 iniciativas concretas de empresas nacionais e internacionais de transformação do ambiente de negócios; Sessões Temáticas, com aprofundamento dos assuntos centrais da Nova Economia e, ainda, a SB Innovation Open, competição entre start-ups que nascem com soluções inovadoras em tecnologias e arranjos de negócios.

Já estão confirmados como palestrantes:

Richard Barrett, especialista na transformação da cultura corporativa por meio de valores;
Raphael Bemporad, fundador da agência de branding americana BBMG;
Alex Pryor, reconhecido por criar um modelo de negócios que une proteção ambiental e geração de renda para as comunidades indígenas da Argentina e do Paraguai também fundador da empresa de erva-mate argentina Guayaki;
Tom Szaky, CEO da TerraCycle, empresa que cria produtos a partir de materiais difíceis de serem reciclados ou que não possuem destinação adequada,
Christopher Lukezic, diretor de Comunicações Internacionais do Airbnb, serviço que conecta pessoas interessadas em alugar seu imóvel a quem busca a experiência de se acomodar em um lar de verdade;
Gonzalo Muñoz, fundador do Sistema B na América Latina, que apresenta o case de reinvenção da indústria de reciclagem no Chile, com a TriCiclos.

A TriCiclos é uma empresa B que tem desenvolvido ferramentas que apontam o impacto ambiental de cada pessoa em sua comunidade, e uma das soluções mais emblemáticas colocada por esta é o “Punto Limpio”, um espaço onde as pessoas podem levar seus resíduos inorgânicos para a posterior reciclagem, e nesses locais, as pessoas aprendem ainda um pouco mais sobre sustentabilidade e consumo responsável. Além disso, a empresa desenvolveu alguns modelos de impacto social.

As apresentações que sustentam a programação da SB Rio 14 serão de casos concretos de empresas brasileiras e do Exterior que transformam problemas em oportunidades, inovam modelos de negócios e ocupam espaços na nova economia, mais criativa, compartilhada e circular. Assim como ocorreu na SB Rio 2013.

Visitas em Comunidades Cariocas

Uma das novidades da SB Rio 14 são as visitas temáticas em comunidades cariocas, em que são desenvolvidas atividades e projetos de cunho socioambiental e que demonstrarão, na prática, como as marcas podem se alinhar às demandas da sociedade.

Entre as práticas que serão apresentadas está a Light Recicla, do Grupo Light, na Comunidade Santa Marta.

O trabalho desenvolvido tem como foco a troca de lixo por desconto na conta de luz. A ideia inovadora se transformou no projeto sustentável Light Recicla, que hoje atende as comunidades Santa Marta e seu entorno (Botafogo e Humaitá), Chapéu Mangueira, Babilônia, Rocinha, Chácara do Céu, Cruzada São Sebastião, Morro dos Cabritos e Ladeira dos Tabajaras.

Por meio da ação sustentável, o Grupo Light disponibiliza ecopontos para cadastro dos participantes, que recebem o cartão do cliente e passam a entregar materiais recicláveis em troca de descontos em sua conta de luz.

A Conferência terá ainda um programa Pós-Evento, no dia 26/04, que ampliará as visitas a projetos selecionadas no Rio de Janeiro.

Tecnologia

Evoluções na tecnologia e na concepção do evento irão proporcionar maior conforto e comodidade ao público.

Um aplicativo, já testado e desenvolvido para a SB San Diego, facilitará o networking entre a audiência e os palestrantes, além de oferecer todas as informações sobre a programação e conteúdos adicionais.

O espaço da conferência, projetado pelo atelier Marko Brajovic, foi pensado para facilitar o tanto o networking quanto o trabalho, assim os participantes poderão utilizar os ambientes do evento como extensões de seus escritórios, para realização de reuniões presenciais ou por telefone, respondendo mensagens e conciliando a presença no evento com as demandas urgentes de sua rotina profissional.

Haverá ainda o Innovation Open, uma competição de start-ups que oferecem produtos e serviços inovadores de modo alinhado à nova economia. A disputa será realizada no Brasil pela primeira vez. Os prêmios da audiência e do júri especial incluem recurso financeiro e apoio de consultorias.