Os ciclistas serão integrados nas ações de mobilidade urbana de Pernambuco. A afirmação foi feita pelo governador do Estado, Eduardo Campos, durante a entrega do Plano Diretor Cicloviário.
Elaborado por gestores e técnicos de 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), o documento prevê que, em oito anos, Pernambuco ganhará 590 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
“A bicicleta é um equipamento que proporciona ao seu usuário a redescoberta das cidades, pois com ela é possível parar e curtir cada cenário”, afirmou Campos.
De acordo com o plano, 58% dos usuários de bicicletas optam pelo modal na hora de ir ao trabalho. Diante desta informação, o governo decidiu isentar os usuários do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) de pagarem a taxa no programa de compartilhamento de bicicletas. Outra medida que beneficia os trabalhadores é o aumento no tempo de uso da bike, que será de uma hora.
Serão instalados 60 bicicletários em locais onde há circulação do transporte público. Foi criado também o “Escritório da Bicicleta”, que vai acompanhar as ações de incentivo e apoio aos ciclistas.
Durante a cerimônia de entrega do Plano, o governador ainda falou da carga tributária da bicicleta no Brasil, ressaltando seu alto IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Também destacou os planos de revitalização da PE-15, rodovia que corta os municípios de Olinda, Paulista e Abreu e Lima. Estão em construção: corredores centrais de ônibus BRT (Bus Rapid Transit), estações de passageiros climatizadas e com câmeras e ciclovia para integrar bicicleta e ônibus.