Experiência de Marca

Triste coincidência

Tenda desaba em Brasília e deixa 39 feridos. É o segundo acidente com instalações de grande porte nos últimos doze meses. Exatamente há um ano atrás, em 13 de Fevereiro de 2013, uma mega estrutura que estava sendo montada para um evento do Bradesco veio abaixo ferindo 27 e tirando a vida do operário Zilmar Neves dos Santos.

Fevereiro não é um bom mês para as empresas de estruturas modulares para cobertura de grandes espaços. Uma tenda de grande porte caiu e deixou 39 pessoas feridas na noite de quinta-feira (13/02/14) em Brasília. A estrutura de lona e metal estava montada próxima ao Museu da República, na região central da cidade, e abrigava o Simpósio Nacional do Movimento Junino.

O acidente ocorreu às 21h25. As vítimas foram levadas para o Hospital de Base e o Hospital Regional da Asa Norte. De acordo com os bombeiros, ninguém se feriu com gravidade.

É o segundo acidente com instalações de grande porte nos últimos doze meses. Em 13 de Fevereiro de 2013 uma mega estrutura que estava sendo montada para um evento do Bradesco veio abaixo ferindo 27 e tirando a vida do operário Zilmar Neves dos Santos, 32 anos. Veja aqui

promoview_ foto

Estrutura montada na Esplanada dos Ministérios não tinha alvará

Cenas de pânico marcaram a experiência de aproximadamente 400 pessoas que estavam sob a tenda. Vinte e dois feridos foram encaminhados para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), com fraturas e escoriações, depois do desabamento da estrutura de metal e lona.

Apesar de procurar todo o dia de hoje, Promoview ainda não conseguiu identificar qual empresa foi a responsável pela montagem da estrutura na Capital Federal

Os participantes do 1º Simpósio Nacional do Movimento Junino, dos 26 estados brasileiros e do DF, jantavam no local e se prepararavam para uma apresentação de quadrilha, quando a chuva forte e os ventos derrubaram parte da tenda. Durante o corre-corre, seguranças tentaram segurar as barras metálicas, que não resistiram à força da ventania, para que as pessoas pudessem escapar.

Desabamento de tenda em Brasília deixa feridos. Foto: Marcílio Andrade/Agência Brasil
Desabamento de tenda em Brasília deixa feridos. Foto: Marcílio Andrade/Agência Brasil

A assessoria da Administração de Brasília, responsável por autorizar eventos na capital federal, informou não ter concedido a licença necessária. De acordo com o órgão, os responsáveis pelo 1º Simpósio Nacional do Movimento Junino sequer procuraram as autoridades para apresentar a documentação necessária, como laudos do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar.

Dentre os participantes do evento, era grande o número de crianças, adolescentes e pessoas mais velhas. Não houve feridos em estado grave, segundo informações preliminares. Nove viaturas e 26 militares do Corpo de Bombeiros participaram da operação. Os bombeiros isolaram a área, pois há risco de novos desabamentos da estrutura.

Procurada para responder se haverá alguma punição administrativa à Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq), entidade que organizou o simpósio, a Agência de Fiscalização de Brasília (Agefis) ainda não se pronunciou. A entidade também não explicou porque os organizadores conseguiram montar tenda desse porte de forma ilegal na Esplanada dos Ministérios.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, ainda será necessário aguardar pela conclusão da perícia para saber o que causou o acidente. A previsão é que os laudos periciais sejam apresentados entre 15 e 20 dias.

A Agência Brasil tentou falar com os responsáveis pela Confebraq, mas não foi atendida. A programação do simpósio, que tem apoio do governo do Distrito Federal, previa a apresentação de palestras, debates, oficinas de formação, exibições artísticas e exposições. Os organizadores esperavam a presença de representantes dos 26 Estados e do Distrito Federal para discutir propostas de políticas públicas que fortaleçam o movimento junino em todo o País.

O evento, que começou quarta-feira (12), terminaria hoje. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , o volume de chuva registrado ontem ficou entre “normal e forte”. Forte, segundo o meteorologista, foi o vento, que atingiu 36 quilômetros por hora.

Com informações da Agência Brasil e Correio Braziliense