Depois de muitas críticas nos últimos dias nas redes sociais, o Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido decidiu reformular a ação “Bunda de cigarro é lixo”.
Com a missão de conscientizar os fumantes de que o lugar para jogar restos de cigarros é a lata de lixo, o grupo resolveu usar como garota propaganda a Mulher Melancia. Como slogan a frase: “Ninguém gosta de bunda caída. Ainda mais caída no chão”.
Diante da repercussão negativa, foi anunciado na quarta-feira (05/02) que a campanha está finalizada.
A ação foi tachada de machista e a página do movimento no Facebook foi tomada por declarações de indignação. O grupo feminista Marcha Mundial das Mulheres também se manifestou.
Até a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, da Prefeitura do Rio, emitiu nota de repúdio: “A Secretaria expressa seu descontentamento e repúdio à campanha, que associa o descarte de guimba de cigarro a uma imagem depreciativa da mulher”.
“A campanha tem sofrido muitas críticas desde que foi lançada e eu espero que ela deixe de ser veiculada”, declarou Ana Rocha, secretária da pasta, ao jornal O Globo.
O intuito da ação era uma tentativa de fazer um paralelo entre o termo em inglês “bunda de cigarro” e a bunda feminina, mas acabou ganhando espaço inclusive na edição eletrônica do jornal espanhol “El País”, que estampou a foto da bunda da Mulher Melancia, com o título “A única que está caída é a campanha”.
Um dos primeiros a manifestar repúdio à ação nas redes sociais foi o designer gráfico Marcelo Martinez.
“É inoportuna, machista e sem noção. No momento em que se tenta mudar a imagem do Brasil como um lugar de bundas e se repudia o turismo sexual, vem essa campanha de tamanho mau gosto. Aliás, se é para ser sem noção, os autores da campanha poderiam agora aproveitar para lançar também uma nova campanha polêmica, desta vez contra a violência, com fotos da gangue de justiceiros do Flamengo prendendo a Mulher Melancia num poste com uma tranca de bicicleta. Afinal, ‘bunda presa’ é uma expressão super conhecida, não é?”, ironizou o designer.
No fim da tarde do dia 05/02, o grupo divulgou nota na qual anuncia o encerramento da campanha:
“O Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido acredita que pequenas mudanças de hábito podem gerar grandes transformações. Acontece que provocar essas mudanças nas pessoas não é nada fácil. Chamar atenção de quem joga guimba de cigarro no chão é uma tarefa árdua. Foi preciso fazer muito barulho. Afinal, guimba, bituca, bagana ou até mesmo bunda, não importa o nome, importante mesmo é jogar o resto de cigarro no lixo. Mas acabou que a guimba no chão, que era para ser o foco, ficou em segundo plano no debate.”