Experiência de Marca

MMA Federation une mundo real e virtual

O <em>game</em> vai ligar o mundo virtual ao mundo real em ações de marketing promocional e fidelização dos jogadores, oferecendo prêmios exclusivos e inéditos aos mais bem ranqueados.

Primeiro jogo de MMA para dispositivos móveis do mundo, o MMA Federation vai ligar o mundo virtual ao mundo real em ações de marketing promocional e fidelização dos jogadores, oferecendo prêmios exclusivos e inéditos aos mais bem ranqueados.

Entre os bônus estão ingressos VIP para eventos de luta, passar um dia na academia de um ídolo e até mesmo participar, junto ao lutador, da caminhada de entrada para um combate oficial na arena. O projeto é do locutor do UFC Bruce Buffer e uma experiente equipe de profissionais do bilionário mercado de games.


No MMA Federation, o jogador escolhe um lutador profissional e o coloca para treinar em um time, entre 20 opções. Ao cumprir tarefas e competir contra outros fãs ao redor do mundo, em rede, os atletas virtuais evoluem e o gamer sobe no ranking. Quanto mais elevada a posição, melhores os prêmios.

O Brasil será representado no game pelas academias Nova União, dos campeões do UFC José Aldo e Renan Barão, e Team Nogueira, do ícone Rodrigo Minotauro.


A escolha de times e toda a comunicação estratégica do MMA Federation no País está à cargo da Sport Strategy, agência de marketing esportivo paulista especializada em gerenciamento de carreiras, projetos e consultoria de marketing, presidida por Geraldo da Rocha Azevedo.

Fidelização dos Jogadores e Consumidores

Com as premiações reais, a expectativa é de que o MMA Federation fidelize os usuários e entre para o grupo de games ativos por mais de um ano. A maioria dos aplicativos fica baixada por cerca de cinco meses.

Além dos patrocínios, o lucro virá da compra de benefícios e melhorias para os jogadores virtuais, como é feito nos principais jogos do segmento.

Em 2012, no Brasil, segundo estudo da Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (ACI Games), o número de jogadores ativos era de 40,2 milhões, sendo que 28 milhões (70%), em dispositivos móveis. Foram gastos US$ 285 milhões (cerca de R$ 672 milhões) em jogos para tablets e smartphones, e US$ 2,6 bilhões (R$ 6,1 bilhões) somando todas as plataformas, um aumento de 32% em relação a 2011. Os números de 2013 ainda não foram fechados.