Experiência de Marca

Governo autoriza criação de aeroporto no Guarujá

O aeroporto atenderá ao turismo de lazer e de negócios, pequenas cargas, manutenção de aeronaves, aviação <em>offshore</em> e executiva, além de atividades correlatas.

Dentro de dois anos os terminais aéreos de Congonhas e Guarulhos contarão com um grande fator de desafogamento, capaz também de facilitar o trânsito rodoviário do Sistema Anchieta-Imigrantes, que une a Capital paulista ao litoral.

Está previsto para 2015 o início do funcionamento do Aeroporto Civil Metropolitano da Baixada Santista, a ser construído na Base Aérea de Santos, situada no Guarujá.

A assinatura de outorga (concessão) da área à Prefeitura do Guarujá foi realizada no dia 03/12, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, além de autoridades dos municípios de Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande.

Área que será utilizada para construção do aeroporto (Foto: Pedro Rezende/Prefeitura de Guarujá).

“O aeroporto irá beneficiar a Baixada Santista e produzir um efeito extraordinário ao Estado e ao País”, disse Temer. De acordo com o ministro Moreira Franco, está prevista a construção de 277 aeroportos regionais em todo o Brasil.

Embora o empreendimento não esteja concluído para a Copa, que se realizará em junho de 2014, as prefeituras de Santos e Guarujá, em parceria com a Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), estão reivindicando à Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias) a liberação do uso da Base Aérea pelas aeronaves das delegações que escolherem os municípios como subsede desse campeonato mundial.

Para o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, presente ao evento, o terminal irá contribuir para o desenvolvimento da região. “Este era o modal de transporte que faltava e ajudará principalmente na recepção dos nossos turistas”.

O aeroporto de Guarujá atenderá ao turismo de lazer e de negócios, pequenas cargas, manutenção de aeronaves, aviação offshore e executiva, além de atividades correlatas.

Também disponibilizará voos comerciais regionais, que terão como destino, principalmente, as cidades do Interior e algumas Capitais, como o Rio de Janeiro. A prefeita de Gaurujá, Maria Antonieta de Brito, pretende transformá-lo em um aeroporto civil metropolitano, com destino a vários Estados do País.

Praticamente todas as companhias aéreas que atuam no Brasil vêm demonstrando interesse em operar no novo terminal, em especial a Avianca e a Azul, que enviaram representantes ao evento para acompanhamento do processo.