Se ainda não foi encontrada uma solução eficiente o bastante para dar um lar para moradores de rua, algumas iniciativas sociais melhoram e muito a vida dessas pessoas.
É o caso do Lava Mae, uma iniciativa criada por Doneive Sandoval, que transforma miniônibus que não estão mais sendo utilizados, em chuveiros públicos para os moradores de rua. Todos os ônibus são equipados com sanitários e pias, assim como toalhas e papel higiênico.
O programa tem como objetivo ajudar 3.400 moradores de rua de São Francisco a terem melhores condições de higiene. Atualmente, existem somente 16 banheiros públicos com chuveiro funcionando em horas e dias limitados, o que dificulta ainda mais o acesso das pessoas.
O projeto deve entrar em circulação em março de 2014. O vídeo abaixo explica melhor a iniciativa, que bem que poderia ser implantada por aqui também: