Embora instalado numa cidade em pleno processo de falência, o Salão de Detroit continua sendo um dos palcos mais tradicionais para lançamentos mundiais da indústria automotiva.
A 107ª edição do evento começa hoje (13/01), quando abre suas portas para a imprensa especializada, e segue até dia 26/01 não só com estreias das norte-americanas Chrysler, Ford e General Motors, mas forte presença também das europeias e asiáticas – especialmente Mercedes-Benz, BMW, Hyundai e Honda.
Uma das anfitriãs do evento, a Chrysler mostrará a nova geração do sedã médio 200, que fora completamente redesenhado – se afastando assim do 300, com ângulos e formas mais arredondadas. Com chegada às lojas norte-americanas prevista para o final do ano, o modelo terá motores 2.4 de 184 cv e 3.6 V6 de 295 cv, dependendo da versão.
Estrela da edição 2013 do Salão de Detroit, o novo Corvette voltará a ser um dos protagonistas do evento com as versões Z06 e C7.R. O Chevrolet Corvette, inclusive, é um dos três finalistas ao prêmio North American Car of the Year, cujo vencedor será anunciado durante o evento.
Para eleger o carro norte-americano do ano, 48 jornalistas especializados dos EUA e Canadá consideram fatores como inovação, design, segurança, dirigibilidade, prazer ao volante e custo-benefício.
MINI
Revelada apenas em evento fechado na fábrica da Inglaterra, em novembro passado, a nova geração do Mini foi flagrada nas ruas da Alemanha pelo internauta Vitor Casadei. O estudante de São Paulo está fazendo intercâmbio em Munique, e, no último dia 02/01, viu o modelo camuflado. Ele mandou as fotos ao VC no AutoEsporte.
“O carro estava estacionado em uma rua há pouco mais de um quilômetro da fábrica (da BMW, dona da Mini) aqui em Munique”, comentou. O novo Mini Cooper fará sua estreia em público no Salão de Detroit.