A estimativa para a edição de número 50 da Expofeira Agropecuária do Amapá é de que o evento movimente algo em torno de R$ 10 milhões, em 2013. O número está relacionado à comercialização de espaços no local, financiamentos de projetos e geração de emprego e renda.
O cálculo foi divulgado pela coordenação da Expofeira, nesta útima segunda-feira (22/09), durante entrevista coletiva. O evento inicia no dia 27/09 e vai até 06/10, no Parque de Exposições da Fazendinha, na Rodovia JK, e terá investimento de R$ 6 milhões do Governo do Amapá, organizador da Expofeira.
“Esse valor é somado à arrecadação, estimativa de oportunidades de negócios e compra e venda de animais”, frisou a secretária de Desenvolvimento Rural, Cristina Almeida, organizadora do evento.
Ao todo, mais de 600 empreendedores se cadastraram para participar da Expofeira 2013. O evento ainda terá o Pavilhão Internacional de Negócios, que envolverá mais de dez segmentos do setor econômico, com participação de representantes de outros países, como a Embaixada do Japão e Câmara de Comércio da Guiana e Suriname.
Os preços dos espaços comercializados na Expofeira 2013 variam de acordo com o metro quadrado comprado, tendo valor inicial de R$ 3,5 mil. O parque de diversões, por exemplo, pagou R$ 80 mil para implantar a estrutura dos brinquedos.
Após o evento, os números completos do dinheiro movimentado durante a realização da Expofeira 2013 serão apresentados pela coordenação.
Cerca de 100 mil pessoas estão sendo esperadas a cada dia da Expofeira para este ano. Segundo o subchefe de segurança da Expofeira Agropecuária, tenente coronel Protásio Caldas, por dia, 350 homens da Polícia Militar (PM) estarão realizando patrulhas na feira.
Em relação às atrações do evento, 100 artistas locais e nove nacionais estão confirmados. A arena de shows tem capacidade para 25 mil pessoas, segundo a coordenação da feira.
Um convênio de R$ 1,4 milhão entre o Governo do Amapá e uma empresa de eventos foi firmado para a contração dos artistas nacionais. A entrada na arena será gratuita. Apenas os camarotes serão comercializados ao valor de R$ 5 mil para as nove atrações nacionais.
“Com esse valor não daria para contratar os mesmos shows em outros anos. Havíamos estimado R$ 2 milhões, mas foram abatidos R$ 600 mil por causa da previsão de arrecadação. Então, a empresa assume esse custo e fica responsável por explorar os camarotes”, explicou o membro da comissão de shows, Jean Alex.