Há mais de 20 anos dedicado a promover e qualificar a educação de crianças e adolescentes no Brasil, uma vez mais o Instituto C&A reuniu cerca de 600 voluntários (diretoria, gerentes e colaboradores) para um momento de integração, alinhamento e celebração, evento este, realizado pela D|Mattos.
Realizado no Hotel Tauá, em Atibaia (SP), e com foco no tema “Educação Infantil de Qualidade – Como podemos contribuir para este direito?”, foi desenvolvida uma rica cenografia que trouxe à tona o que há de mais tradicional na infância brasileira: as brincadeiras de quintal.
Logo no credenciamento, num convite ao lúdico, os voluntários foram recebidos com camisetas ilustradas e pirulitos. Sempre valorizando a educação, principalmente proveniente da brincadeira e da literatura. Na entrada do local, foi montado um túnel retratando livros infantis.
Ao entrar no ambiente, um grande quintal repleto de atividades, aonde os convidados encontraram uma ‘amarelinha’. Esta culminava num céu musical, composto por uma flauta cenográfica envolta por tiras coloridas.
Dentro desse espaço, baús rústicos repletos de instrumentos musicais tipicamente brasileiros, representando o som das mais diversas regiões do País, estavam disponíveis para os convidados.
No espaço “Direito ao Brincar”, foi desenvolvido um divertido parquinho, com gangorra, gira-gira, brinquedos (pião, peteca, bilboquê, etc.) e estantes no formato de árvores contendo diversos livros.
Sempre pontuado por muita interação, na área “Instituto Musical”, por meio de um grande mural com fones de ouvido, todos puderam ouvir divertidas cantigas de roda.
Surpreendendo a todos, um simpático teatro das sombras chamou a atenção dos participantes. Nesse local, sob o piso elevado, foram dispostos brinquedos infantis, criando uma diferente vitrina plana.
Fechando o quintal, numa analogia à relação entre o saber e o meio ambiente, uma árvore nasceu das páginas de um gigantesco livro aberto. Cada uma de suas folhas foi usada numa ação interativa com os voluntários.
A plenária, valorizando o caráter educativo e infanto-juvenil do evento, contou com grandes painéis compostos por personagens da ilustradora Mariana Massarani. Dando uma pitada de tecnologia, o tema “Direito ao Brincar” foi construído com letras caixa e recebeu a projeção de texturas relacionadas ao mundo das brincadeiras.
Esse espaço foi palco de apresentações e intervenções artísticas, muitas delas elaboradas pelos próprios voluntários.
Com tudo isso, os participantes puderam viver plenamente o verdadeiro espírito do voluntariado, resultando em total integração e engajamento do público.