De acordo com o presidente da Ablec (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados), Antoniel Lordelo, os negócios para o segundo semestre começam efetivamente a partir da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que realiza sua 45ª edição entre os dias 09 e 12/07, em São Paulo.
“As fábricas apresentam as coleções completas, os produtos mais inovadores na feira”, aponta o executivo. “Muitos lojistas, principalmente de fora do Estado de São Paulo, aguardam a feira para abastecer seus estabelecimentos”, disse Lordelo.
Segundo o dirigente, o segundo semestre é o mais favorável para o varejo de calçados porque representa um período maior de vendas, que inicia em meados de agosto e se estende até março do ano seguinte, quando começam as liquidações de verão.
Para este ano, a previsão é de crescimento nos negócios. Antoniel estima um aumento de 5% a 7% sobre as vendas do mesmo período de 2012. Para isso, conta não só com o aquecimento do consumo interno, mas também com as apostas dos fabricantes nas tendências de moda: “teremos muito colorido e o metalizado em aplicações nos saltos, cabedais e tiras”.
Diante deste cenário, o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, reafirma a alta expectativa para essa edição. “Há 45 anos fazemos este intercâmbio entre fabricantes e lojistas. Temos confiança no bom momento do setor e não medimos esforços para preparar o melhor ambiente de negócios possível”, relatou o empresário.