O que parecia um sonho impossível se tornou realidade. A campanha do ICD – Instituto da Criança com Diabetes – e da agência Duplo para que o corredor jamaicano Usain Bolt “vestisse a camiseta” da 15ª edição da Corrida para Vencer o Diabetes mobilizou as pessoas nas redes sociais, que mandaram fotos segurando cartazes com a hashtag “usaíbolt” e compartilharam o vídeo em que as crianças atendidas pela entidade pediam a adesão do atleta.
No final do mês passado, Bolt esteve no Brasil para um evento de exibição no Rio de Janeiro, e, por meio de um esforço coletivo, recebeu e posou com a camiseta da 15ª Corrida para Vencer o Diabetes, em atitude que repercutiu novamente nas redes sociais e na imprensa em geral.
Para a Duplo, o sucesso da empreitada teve um valor ainda maior, pois confirmou uma filosofia adotada diariamente pela agência, em cada trabalho: o envolvimento total com os projetos dos clientes, e, no caso da campanha em questão, cada um dos 60 profissionais da agência se comprometeu totalmente para atingir o objetivo final.
“Em princípio, a estratégia foi fazer como sempre, uma campanha de divulgação da corrida, visando à venda das camisetas. Porém, o foco mesmo estava em como aproveitar o fato de Usain Bolt estar no Brasil e tentar fazer dele um avalista da causa do ICD”, explica Marcelo Lubisco, diretor de planejamento da Duplo.
Para isso, um grupo de trabalho foi montado para investigar a “Questão Bolt”: como seria o evento no Rio de Janeiro, quem estava por trás da vinda dele pra cá, entre muitas outras coisas. Dessa imersão – que misturou criação e planejamento – resultaram muitas informações relevantes e uma poderosa hashtag: #UsaíBolt.
“Estávamos falando da 15ª Corrida para Vencer o Diabetes. Queríamos, desde o início, fazer dessa a maior corrida de todas. Nada mais justo do que buscar o apoio do maior corredor de todos”, comenta Diego De Carli, do planejamento digital da Duplo.
Para concretizar a ideia, dois exércitos foram mobilizados. Um em Porto Alegre (RS), fazendo contatos, mandando e-mails, conversando com gente influente, produzindo conteúdo, kits com camisetas, escrevendo cartas em inglês, procurando pessoas capazes de chegar até Bolt.
O segundo exército estava no Rio de Janeiro e era formado por apenas um homem. Um emissário especial da Duplo, com uma missão complicada: entregar a Usain Bolt o kit com a camisa da 15ª Corrida para Vencer o Diabetes do ICD. Mesmo com dificuldades, a missão foi cumprida, e, no dia 30/03, Usain Bolt apareceu na televisão segurando a camiseta do ICD.
“Nada teria acontecido sem o ‘envolvimento’ de milhões de pessoas que aderiram à causa do ICD como se fosse sua. Um terceiro exército, cujo alistamento só fazia crescer dia após dia. Para nós, da Duplo, um exemplo. A comprovação do conceito que faz o nosso pessoal acreditar que se envolver em envolver as pessoas faz todo o sentido no final”, conclui Marcelo, diretor da agência.